Imprensa

Categorias
Notícia

Bombeiros controlam incêndio em hotel e evitam tragédia em Brasília

Um incêndio em um apartamento não habitado do hotel Kubitschek Plaza, no Setor Hoteleiro Norte, resultou na evacuação completa do prédio e mobilizou cinco viaturas e 25 agentes do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

O fogo teria se iniciado por volta das 17h30 no apartamento 307. O sistema anti incêndio do apartamento foi acionado, os bombeiros foram chamados e as chamas teriam sido apagadas em menos de meia-hora.

“Quando chegamos, o foco das chamas estava em alguns colchões. Havia muita fumaça e o ambiente estava muito quente”, disse a tenente do 1º GPM dos Bombeiros, Juliana Leal. “O sistema de combate ao fogo da sala funcionou e isso colaborou com o sucesso da ação.”

Segundo a assessoria do hotel, o apartamento não está ocupado há bastante tempo e não pertence à empresa que administra o prédio, mas a um proprietário cujo nome não foi revelado. Reformas estruturais e nas instalações de segurança teriam sido feitas este ano em todas as unidades do Plaza à exceção das particulares. Todas as pessoas do edifício teriam sido retiradas do local para atender protocolos de segurança sugeridos pelo Corpo de Bombeiros.

Poderia ter sido pior…

Muitos dos hóspedes evacuados eram jornalistas que vieram à cidade para cobrir o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Entre eles estava Marcos Petrucelli, da rádio CBN de São Paulo. Ele contou que estava no mesmo andar em que aconteceu o incêndio quando foi surpreendido.

“Bateram na porta do apartamento e um funcionário do hotel pediu que eu saísse. Quando cheguei ao corredor, estava cheio de fumaça e não dava para ver mais nada”.

Apesar de ter sido um incidente relativamente pequeno, o Sgt. Alexandre Lima, do Corpo de Bombeiros, alertou que se o combate ao fogo tivesse demorado mais alguns minutos, o susto poderia ter se transformado em tragédia.
“Mais uns cinco minutos e o prédio inteiro poderia ter sido atingido pelo fogo. Se tivesse pegado nos tapetes e no fogão teria sido pior.”

Outra possibilidade de o quadro ter sido agravado era se o incêndio tivesse acontecido em um andar mais alto. Segundo o Sgt. Lima, seria necessário utilizar um caminhão maior que possui escada, mas seria difícil manobrá-lo no estacionamento do hotel pois a área é muito estreita devido aos carros estacionados dos dois lados da rua.

Às 18h45 o edifício foi liberado para os hóspedes, inclusive o terceiro andar, e a assessoria do Kubitschek Plaza informou que, a princípio, ninguém precisaria ser enviado a outro quarto.

A perícia será no apartamento será feita nos próximos dias e, até lá, não é possível precisar a causa do incidente.

Fonte: Clica Brasília