Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio destrói restaurante no centro de Belém

Um incêndio de grande proporção destruiu parte da estrutura do Restaurante Avenida, localizado na esquina da avenida Nazaré e a rua Generalíssimo Deodoro, bairro de Nazaré, em Belém. O fogo começou na madrugada de ontem, por volta das 3h15, e as chamas só foram cessadas por volta das 4h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas teriam sido iniciadas no depósito que fica na parte de cima aos fundos do estabelecimento. Os motivos do incêndio ainda são desconhecidos.

Nossa equipe de reportagem chegou ao local momentos após o início das chamas. Em poucos minutos, o fogo tomou conta da área dos fundos do prédio e as labaredas chegavam a metros de altura. O medo tomou conta de moradores, tanto no prédio que fica em anexo ao restaurante quanto no prédio ao lado.

“Foi horrível! Eu estava dormindo quando senti um cheiro forte de fumaça. Quando percebi que não era o ar condicionado, abri a janela e vi o incêndio. Chamei o Corpo de Bombeiros, pois da minha sacada era possível perceber como o fogo se espalhava cada vez mais rápido”, disse o empresário, Cassan Saide, morador de um prédio vizinho.

A ação

O primeiro caminhão do Corpo de Bombeiros chegou ao local exatamente às 3h40. As primeiras providências para conter as chamas foram tomadas pela equipe. O primeiro grupo de bombeiros se posicionou nos fundos do prédio, local onde as labaredas eram muito altas. Dez minutos depois, o segundo caminhão pipa chegou e deu apoio à primeira equipe que estava nos fundos do prédio, na Generalíssimo. A esta altura, viaturas da 2ª Companhia (Cia) do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Guarda Municipal de Belém já estavam isolando as pistas da área do incêndio, para dar liberdade ao trabalho dos bombeiros.

O terceiro e último caminhão ficou estacionado na av. Nazaré, próximo da esquina. Deste grupo, uma equipe subiu para o quarto andar do prédio para controlar as chamas do lado oposto dos homens que estavam nos fundos do prédio. Após cinquenta minutos de trabalho, as chamas foram controladas e, logo em seguida, foi iniciada a operação de rescaldo, que impede o surgimento de novos focos de incêndio.

O subtenente Valdemir, do Corpo de Bombeiros, informou que a área onde as chamas teriam iniciado é um depósito do restaurante. De acordo com ele, vários apartamentos do prédio estavam vazios, pois muitos moradores estavam viajando.

“Creio que o fogo tenha começado no depósito do restaurante. Lá é onde ficavam revistas, jornais, objetos velhos e é onde as chamas estavam mais fortes. As labaredas atingiram alguns apartamentos que ficam na parte de cima do restaurante, mas muitos moradores estão viajando devido às férias escolares. Alguns apartamentos tiveram apenas focos de incêndio, mas foram devidamente controlados”, disse.

O susto

Os que não estavam longe da cidade acabaram sendo surpreendidos pelo calor e fumaça que tentavam invadir os prédios próximos. Os moradores que estavam no edifício atingido e no prédio vizinho desceram bastante assustados, muitos deles desciam com gavetas cheias de roupas, outros desciam colchões e, principalmente, com botijões de gás, evitando uma tragédia maior.

Segundo o Corpo de Bombeiros, houve apenas prejuízos materiais. Porém, antes de a equipe dos bombeiros chegar ao local, um homem que não quis conversar com a imprensa sofreu leves queimaduras nos braços após tentar retirar um carro que estava no estacionamento atrás do restaurante.

As causas do incêndio só poderão ser apontadas após os resultados da perícia técnica no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o laudo será concluído dentro de 15 a 30 dias.

Fonte: Diário do Pará