Biblioteca

Categorias

Fundamentos de Segurança Contra Incêndio em Edificações Proteção Passiva e Ativa FSCIE-PPA

O progresso tem propiciado cada vez mais projetos audaciosos de edificações cada vez mais altas, exigindo criatividade e inteligência na busca de soluções que garantam a estabilidade de suas estruturas, a saída rápida e segura de seus ocupantes numa situação emergencial, a exemplo dos incêndios, e medidas que possibilitem uma atuação rápida e automática para que a situação emergencial surgida possa ser suprimida no menor tempo possível, possibilitando o retorno às atividades normais no mais curto espaço de tempo.
FUNDABOM e FIREK

Fazer download pdf

Acesse sua conta ou faça o cadastro para ter acesso ao material.

Descrição

A segurança contra incêndio (SCI) é área do conhecimento recente, que tem sua abordagem acadêmica iniciada no último quarto do século XX, restando ainda um imenso campo para a pesquisa e sedimentação do conhecimento.

Nela atuam o poder público, seguradoras, associações e entidades, que cuidam de evitar perdas ocasionadas por incêndios, sendo esse um acidente raro, mas comumente causador de grandes danos.

Como quase todos os acidentes, além das perdas diretas, seus danos indiretos costumam prejudicar a continuidade das atividades, gerar impactos ambientais, etc.

Infelizmente, no Brasil não se têm informações com qualidade que permitam orientar o planejamento tanto do poder público quanto das empresas. Não há estatística que qualifique as perdas de vida, ou seja, aponte quem são as pessoas que se ferem e morrem, onde, como, e por que isso ocorre. Sabe-se, por dados do Ministério da Saúde, que os mortos por incêndio são em média 1000 por ano, o que dá um índice próximo de 1/200.000 habitantes/ano.

No que se refere à perda de bens, os dados mantêm o mesmo padrão de imprecisão e escassez.

Produzem-se regras em função de informações de outros países, geradas por diagnósticos alheios, com padrões de construção e cultural diversos, e de ações pontuais que se exacerbam após a ocorrência de tragédias.

Por esses motivos, conhecer os conceitos básicos que regem essa área se torna um passo importante, no mínimo para ordenar a forma de abordar e pensar a segurança contra incêndio.

Falar em incêndio, resumidamente, é falar em perdas de vidas e de patrimônio. A segurança contra incêndio busca o caminho ou meios para evitá-las ou minorá-las.