Imprensa

Categorias
Notícia

3 dicas para evitar incêndios em hotéis

São Paulo, 30 de maio de 2018 – Nesta semana um incêndio atingiu o hotel Blue Tree Rio Poty, localizado em Teresina, no Piauí. Esse caso reacende uma importante questão sobre o assunto: por qual motivo grandes estruturas hoteleiras, que normalmente atendem à legislação de incêndio, sofrem com incêndios?

O especialista Marcelo Lima, diretor geral do ISB (Instituto Sprinkler Brasil) aponta três pontos essenciais para que a preservação em hotéis seja mais efetiva em eventuais focos de incêndio:

 

  • Instalação de sprinklers (chuveiros automáticos)

Em casos de princípios de incêndio, a utilização adequada de sprinklers pode garantir mais segurança física, patrimonial e financeira. Por ser acionado de forma automática em um incêndio, evita ou minimiza os prejuízos e diminui de forma significativa o risco de morte.

“Nos Estados Unidos, após a década de 80, houve uma drástica redução no número de incêndios em hotéis, e muito é creditado ao uso de sprinklers. Estima-se que hoje 75% dos hotéis em edifícios altos (maiores que oito andares) nos EUA tenham sprinklers. É um número bastante alto porque inclui retrofit em prédios antigos”, revela Marcelo. “Um fato interessante no Brasil é que alguns estados ainda recomendam somente instalação de sprinklers nos corredores e áreas comuns de hotéis, sem exigir a instalação nos quartos. Isso é conceitualmente errado, pois a maioria dos incêndios começa dentro dos quartos. Com sprinklers e algumas outras medidas o fogo pode ser controlado dentro do quarto, sem expandir para outras áreas”, completa.

 

  • Realizar inspeção e manutenção periódica

A inspeção e a manutenção periódica são necessárias porque indicam as condições reais de funcionamento do sistema de proteção contra incêndio e podem apontar, em tempo, eventuais falhas existentes, evitando a “falsa sensação de segurança” de quem pode vir a precisar dele.

“É muito comum o proprietário ou a administradora instalar o Sistema de Proteção Contra Incêndio e depois não cuidar dele. O principal problema nos grandes incêndios vem da falta de manutenção e isso é um desperdício de investimento”, explica Lima.

 

  • Treinamento e qualificação constante de funcionários

Como os hotéis convivem com população flutuante, há constante necessidade de que os funcionários sejam muito bem treinados para auxiliar na evacuação segura dos hóspedes. Incêndios em hotéis muitas vezes têm números de vítimas maiores do que em outras ocupações de grau de risco similar, como escritórios e edifícios comerciais. Alguns especialistas acham que isso se deve ao fato de que os hóspedes em hotéis estão lá por poucos dias, às vezes uma noite, e não têm familiaridade com as rotas de fuga. “Por isso, a importância de sprinklers (para evitar que o fogo se alastre), sinalização de emergência clara (para que os hóspedes possam sair com mais facilidade) e treinamento dos funcionários e da brigada de emergência do hotel para que saibam agir corretamente e auxiliem na evacuação dos hóspedes”, analisa o especialista.

 

Sobre o ISB (Instituto Brasileiro Sprinkler) 

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.

As informações sobre o Prêmio ISB, bem como o link para download gratuito do trabalho vencedor da primeira edição do concurso estão disponíveis aqui no nosso site.