Imprensa

Categorias
Notícia

7ª Reunião da FPMSCI: retrospectiva e projeções para 2018

No dia 7 de dezembro, a Sala de Reuniões da Secretaria Geral da Mesa, na Câmara dos Deputados, sediou a 7ª Reunião do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) – a última de 2017. A realização contou com uma retrospectiva das atividades desenvolvidas até então e uma previsão do que será realizado em 2018.

Na retrospectiva, a inclusão de “segurança contra incêndio” como uma área de conhecimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) foi apontada como uma grata conquista. O Instituto Sprinkler Brasil (ISB), entusiasta da FPMSCI, ressalta que tal conquista só foi possível graças ao apoio dos membros do conselho consultivo que representam a área acadêmica. “Tivemos um excelente ano, dando grandes passos para concluir ou encaminhar os projetos da Frente, e para 2018 estamos definindo novas iniciativas, sempre pensando nas grandes questões da área de incêndio”, adianta Marcelo Lima, diretor geral do ISB.

Lima ainda questionou por que o incêndio não é visto como um problema real no País, enquanto outras pautas e agendas também importantes têm prioridade. Um dos pontos levantados seria adotar uma abordagem de conscientização com exemplos reais. “Nosso trabalho está relacionado a levantar essas discussões”, complementa o diretor. De acordo com a professora da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Dayse Duarte, que também faz parte do conselho consultivo da FPMSCI, esse tipo de incidente não está no imaginário do brasileiro, diferente da realidade norte-americana, que sempre recorre a exemplos do passado, como o Grande Incêndio de Chicago.

Marcelo Lima complementou sua apresentação com dados da Organização Mundial da Saúde e do DataSUS sobre óbitos devido a incêndios em todo o mundo. “Se tivéssemos essas informações no Brasil de uma maneira mais sistematizada, haveria uma situação mais propícia para atuarmos”, acrescenta, ponderando ainda que o País se encontra à frente de outras realidades latino-americanas.

Na sequência, teve início o eixo “Criação de cursos para a formação de engenheiros de segurança contra incêndio”, quando foi enfatizada a importância do diálogo entre Educação e a área de segurança contra incêndio (leia mais aqui).

Em seguida, o eixo “Certificação de produtos de segurança contra incêndio” debateu vantagens da certificação para a sociedade brasileira. Os tópicos mais relevantes apresentados foram: elaboração de normas técnicas brasileiras; fomento à implantação de laboratórios de ensaios; acreditação dos laboratórios pelas entidades competentes; e conscientização dos consumidores sobre produtos certificados.

Dois outros eixos importantes foram trazidos à tona: “Divulgação periódica e publicidade de estatísticas sobre incêndios no Brasil” e “Criação de Modelo Nacional de Regulamento de Segurança contra Incêndio”. Por fim, os presentes na reunião da FPMSCI retomaram os objetivos para 2018. Dentre as ideias propostas, estão um programa de educação sobre segurança contra incêndios para estudantes do ensino fundamental e um projeto para incentivar a manutenção dos sistemas de incêndios de todas as edificações.

A próxima reunião da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) está prevista para abril de 2018. Mais informações podem ser obtidas no site: frenteparlamentarsci.org.br.