Sala de cinema do centro de compras pegou fogo a 3 dias da inauguração. Nesta segunda, será feita perícia determinante para liberação de alvará.
A inauguração do Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas (SP), prevista para a próxima terça-feira (6), depende de uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros de Campinas no local, onde houve um incêndio em uma sala de cinema na tarde deste sábado (3). Segundo a Secretaria de Urbanismo, o acidente pode afetar a liberação do alvará de funcionamento para o estabelecimento. A avaliação da Prefeitura será feita a partir do laudo dos bombeiros.
O major comandante do Corpo de Bombeiros Wilson Lagos Dias explica que a inspeção deve ser feita nesta segunda-feira e será, em seguida, enviado à Prefeitura para ser anexada ao processo de liberação do alvará.
“O atestado de vistoria faz parte de um complexo de exigências do departamento de urbanismo da Prefeitura. Então, ele é parte da peça para liberação do alvará”, disse o bombeiro. A vistoria acontece no momento determinado pela própria administradora do shopping, que avalia o momento em que todas as normas de segurança estejam atendidas.
O incêndio deste sábado ocorreu em uma das salas de cinema que ficou destruída pelas chamas. Uma sala de projeção e outras duas salas também foram danificadas, mas ninguém se feriu. Pelo menos 2 mil trabalhadores estavam nas obras no momento do incêndio e tiveram de ser removidos às pressas.
A Prefeitura informou, por meio de assessoria de imprensa, que o shopping ainda não tem o alvará de funcionamento e que a própria Secretaria de Urbanismo fará uma vistoria técnica no espaço antes de liberar o funcionamento.
A administração do shopping informou, por meio da assessoria de imprensa, que todas as exigências de segurança já foram cumpridas pelo centro, que, segundo nota, “está trabalhando para abrir suas portas na terça-feira”. A nota diz, ainda, que o shopping “vem trabalhando em parceria com os órgãos públicos”.
Uma vistoria prévia já havia sido realizada pelo Corpo de Bombeiros, mas neste sábado, durante o incêndio, o hidrante não funcionou. “Nós tivemos que subir três andares com a mangueira do nosso caminhão porque o hidrante não funcionou. Isso dificultou muito o nosso trabalho”, disse o comandante.
Investimento de R$ 10 milhões
O Shopping Parque das Bandeiras terá seis salas de cinema, sendo duas delas com tecnologia 3D com capacidade para 800 lugares no total. O espaço teve investimento de R$ 10 milhões, segundo a Cinematográfica Araújo, proprietária das salas.
Fonre: G1