Imprensa

Categorias
Notícia

Bombeiros controlam incêndio em comércio no centro de SP

Um incêndio em um estabelecimento comercial na região central de São Paulo mobilizou o Corpo de Bombeiros na tarde deste sábado. De acordo com a corporação, 27 viaturas foram acionadas para combater as chamas no imóvel, localizado na rua São Caetano, na região da República. Os bombeiros foram informados da ocorrência por volta das 16h30 e, às 18h30, o incêndio havia sido extinto, dando início ao trabalho de rescaldo. Não houve feridos.

Os bombeiros conseguiram impedir que o fogo se alastrasse para uma igreja vizinha. O local atingido é um imóvel antigo, de dois andares, próximo da Estação da Luz e da rua 25 de Março, tradicional ponto de comércio de São Paulo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o prédio pertence à Cúria Metropolitana de São Paulo, que o alugava para várias lojas de confecção, a maioria de vestidos de noivas. Segundo o relato de comerciantes, a maioria das lojas estava fechada no momento do incêndio, o que pode ter contribuído para a ausência de ocorrências graves. A fumaça produzida pelas chamas era visível a pelo menos 1 km de distância.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderam oito pessoas que apresentaram sintomas de crise nervosa, sem ferimentos. Segundo Betzaba Mercês da Costa, atendente do Samu, uma das vítimas relatou que o incêndio aparentemente teria começado em uma loja, se espalhando para as demais. A grande preocupação das vítimas, ainda de acordo com a socorrista, é com a perda de produtos encomendados. “Ninguém ficou ferido, mas as pessoas estavam muito desesperadas.

Várias lojas tiveram seus expostos destruídos e o prejuízo é inestimável, já que são vestidos de noivas”, disse.

O comandante da operação, tenente-coronel Nilton Miranda, informou que dois fatores dificultaram o combate ao fogo: o fato de que os tecidos dos vestidos de noiva propagam mais as chamas e de que o prédio, por ser antigo, ter apenas um acesso ao foco do incêndio. Com o calor das chamas, o telhado do prédio desabou, dificultando ainda mais o trabalho dos bombeiros. “O que dificultou o combate ao incêndio foi a queda do telhado e a propagação das chamas, que, quando atingem o tecido, se espalham de maneira mais rápida. Tínhamos uma preocupação muito grande em preservar o acervo da igreja, que felizmente não foi atingido”, disse o comandante.

“Os prédio antigos não têm os mesmos sistemas de segurança que hoje são exigidos nos prédios novos, que atendem a um padrão internacional. Por isso, aa probabilidade de ocorrer um incêndio é maior”, disse o comandante da operação, que contou com cerca de 70 homens do Corpo de Bombeiros. Segundo o tenente-coronel, ainda não há informações sobre as causas do incêndio, e não estão descartados novos desabamentos decorrentes de abalos na estrutura do prédio. Tanto o imóvel atingido quanto a igreja vizinha foram interditados pela Defesa Civil, que avaliará o risco de danos estruturais.

Fonte: Terra