Imprensa

Categorias
Notícia

Bombeiros extinguem incêndio em barracão da Mocidade Alegre

O tenente-coronel Antônio Ferraz dos Santos, comandante do 2º Grupamento dos Bombeiros, disse que o fogo que atingiu o barracão da escola de samba Mocidade Alegre foi extinto por volta das 17h15 desta segunda-feira (9). O barracão atingido fica na Avenida Nicolas Boer, embaixo do Viaduto Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo. Às 17h30, os bombeiros trabalhavam no resfriamento do material da escola e da estrutura do viaduto. Ninguém ficou ferido.

Santos disse que precisou trabalhar em duas frentes, porque o barracão tem áreas separadas por um muro. Questionado se o local é adequado para abrigar o material inflamável (usado na confecção das alegorias), ele disse que não, por causa da ausência de rotas de fuga e áreas de circulação. Mais de 20 equipes dos bombeiros, com cerca de 80 homens, trabalharam no combate às chamas, que começaram por volta das 14h30.

O diretor de harmonia da escola, Edson Oliveira, que também integra a direção de carnaval da agremiação, afirmou na tarde desta segunda-feira (9) que o incêndio não deve afetar o desfile. Segundo ele, no local só havia esculturas antigas e um carro alegórico deste ano “que ainda estava na madeira” – ou seja, no início da construção.

“A princípio, não afeta o carnaval de 2012”, disse, nesta tarde. O carnavalesco Sidnei França também esteve no barracão. “Conseguimos tirar três carros alegóricos que estavam 100% prontos, outros dois estavam em confecção. Não sabemos ainda se eles foram atingidos. Vamos ter que esperar o fim do trabalho dos bombeiros para saber o que foi perdido”, afirmou.

Os dois disseram que o fogo se espalhou muito rápido. Ninguém soube dizer onde ele começou. Cerca de 50 pessoas trabalhavam no barracão. Todos conseguiram sair sem ferimentos.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a avenida e o viaduto estavam interditados em ambos os sentidos durante a tarde. Uma equipe da Eletropaulo também foi enviada ao local.

A Mocidade Alegre é uma das escolas mais tradicionais de São Paulo. Os títulos mais recentes da agremiação foram em 2009, 2007 e 2004. No ano passado, ela ficou na 7ª posição entre as escolas do Grupo Especial.

Viaduto


O diretor do departamento de obras de arte da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Rogério Achcar, disse que houve o desmoronamento de uma laje inferior da calçada do Viaduto Pompeia.

Segundo ele, a parte que desabou tem cerca de 40 metros de comprimento por dois metros de largura. Ele disse que o problema parece ser grave. “É uma estrutura secundária do viaduto, mas há indício de que houve problemas mais sérios. É mais do que suficiente para causar preocupação”, afirmou.

O viaduto está interditado. Será realizada uma perícia na estrutura principal assim que os bombeiros finalizarem o trabalho de contenção das chamas. Além disso, será aguardada a retirada de todo o material da escola de samba para que os técnicos possam avaliar as condições da estrutura. Não há prazo para a liberação do viaduto ao trânsito.

Fonte: G1