Imprensa

Categorias
Notícia

Bombeiros são acionados devido a incêndio na Zona Portuária

Fogo atinge barracões de escolas de samba do Grupo de Acesso

Rio –  Bombeiros do Quartel Central foram acionados na tarde desta quarta-feira devido a um incêndio na Rua Equador, próximo à Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio. As chamas atingiram alguns barracões de escolas de samba do grupo de acesso. Unidos do Porto da Pedra, Alegria da Zona Sul e Flor da Mina do Andaraí foram as mais afetadas.

A fumaça pôde ser vista a longas distâncias no Centro. Segundo o presidente da Alegria da Zona Sul, Marcos Vinícius de Almeida, o fogo teria começado no barracão ao lado de sua escola. “Ainda precisamos avaliar o que foi perdido. Dentro do barracão só estavam duas estruturas de alegorias”, revelou.

“A estrutura do Carnaval é essa infelizmente. Quase toda hora tem um incêndio, porque sempre tem muito material inflamável nos barracões”. Há dois anos, um outro incêndio no mesmo local, mas às vésperas do Carnaval, praticamente queimou todas as fantasias da escola. Porto da Pedra e Alegria da Zona Sul desfilam pela Série A, na Sapucaí. Flor da Mina faz parte do grupo que desfila na Indentente Magalhães. Até 2005, o espaço era ocupado pelo Salgueiro.

Segundo os bombeiros, o fogo teria tido origem no derretimento de fiações antigas. A escola mais prejudicada foi a Flor da Mina do Andaraí, que teve um carro alegórico, oito alas prontas e croquis de fantasias queimados. De acordo com o presidente da agremiação, Carlinhos Melodia, de 59 anos, a escola precisará de muita ajuda para desfilar.

“O trabalho de um ano inteiro foi-se no incêndio. Tudo virou cinza. Não tenho ideia que como iremos fazer agora. Vamos precisar do apoio e ajuda de comunidade para desfilarmos em 2013, disse o dirigente.

Devido ao incêndio, a Rua da Gamboa teve que ser interditada para o trabalho dos bombeiros. Equipes da CET-Rio e do Consórcio Porto Novo também foram para o local.

Em 2011, um outro incêndio gigantesco atingiu a Cidade do Samba e destruiu completamente os barracões de União da Ilha, Portela e Grande Rio. Na época, faltava um mês para o desfile e as escolas perderam quase tudo. Por causa disso, as três agremiações ficaram fora do julgamento da Liesa.

Fonte: O dia