Imprensa

Categorias
Notícia

Bombeiros trabalham por 12 horas em combate a incêndio em Blumenau

Fábrica pegou fogo na tarde de segunda (3) e combate durou até terça (4). Local possuía muitos plásticos e papéis, que ajudaram a propagar chamas

Os bombeiros de Blumenau trabalharam por pouco mais de 12 horas no combate a um incêndio em uma fábrica de torneiras. O fogo iniciou por volta das 14h30 de segunda-feira (3) na rua João Pessoa, bairro Velha, e o rescaldo terminou apenas às 3h desta terça-feira (4). A perícia será feita nesta terça para identificar o que teria causado as chamas, informaram os oficiais.

Conforme os bombeiros, o fogo começou em um galpão central no piso superior do estabelecimento e abrangeu os lados do prédio. A concentração de diferentes polímeros, como plástico e borrachas, além de caixas de papelão e metais, facilitou que as chamas se espalhassem.

Cerca de 100 funcionários estavam na empresa no momento do incêndio. Gilberto Klock trabalha no local e conta que o fogo começou na parte de cima, na fiação elétrica. “Pegou fogo em tudo, foi se alastrando. O segurança mandou todo mundo sair fora. O que tinha de documento, identidade, CPF, ficou tudo dentro da empresa. Ninguém conseguiu pegar nada”.

Conforme os bombeiros, a força-tarefa reuniu as guarnições de Blumenau, Brusque, Indaial e Gaspar. Os próprios funcionários da empresa e os de uma empresa vizinha, que cederam mais 200 mil litros de água para a operação, auxiliaram no processo. A nuvem de fumaça alta e negra podia ser vista de longe.

O incêndio começou a ser controlado cerca de duas horas depois que o combate às chamas foi iniciado. O comandante do Corpo de Bombeiros, Alcione Amilton de Fragas, disse que apenas um canto com muito papelão ainda estava incendiando, perto das 17h.

Durante a tarde, moradores de casas próximas precisaram sair, por segurança. “Tá esquentando muito. O fogo tá muito alto e não vai ter jeito, eu vou ter que ir lá tirar, primeiro os cachorros e depois as coisas de valor”, disse Maria Kreutzfeld, antes de deixar sua casa.

Trânsito
A Guarda Municipal de Blumenau orientou aos motoristas que puderam evitar a região, de não passarem pelas redondezas da Rua João Pessoa.

A João Pessoa foi interditada nos dois sentidos. Para quem precisou seguir do Centro para os bairros, a opção era pegar as ruas Bahia, Gustavo Budag ou Estanislau Schaette. Já quem seguia dos bairros para o Centro devia acessar a Estanislau Schaette ou Imperatriz Leopoldina.

Fonte: G1