Imprensa

Categorias
Notícia

Brasil amplia disponibilidade e atualiza normas que tratam do uso de sprinklers

Desde sua fundação, o Instituto Sprinkler Brasil (ISB) definiu como um de seus objetivos principais de atuação contribuir com a modernização das normas técnicas sobre sprinklers utilizadas pelos profissionais de proteção contra incêndio no Brasil. O ISB defende que a existência de normas técnicas atualizadas e de qualidade é um dos fatores essenciais para que os sistemas de sprinklers sejam projetados, instalados e mantidos adequadamente. Esse trabalho tem sido realizado na Comissão de Estudos de Chuveiros Automáticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT/CB-24).

É o caso da NBR 10897, que fixa as condições mínimas exigíveis para projeto, cálculo e instalação de sistemas sprinklers, bem como determina as dimensões e adequação do abastecimento de água para o suprimento exclusivo destes sistemas. “Esta é a norma brasileira mais importante sobre o assunto. Com a revisão atual, que entra em consulta pública nos próximos dias, tornam-se obrigatórios vários ensaios para o comissionamento de novas instalações, assim como os procedimentos de inspeção e manutenção de sistemas existentes”, afirma o diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB) e coordenador da comissão de estudos da ABNT/CB-24 responsável pela norma, Marcelo Lima.

Outra norma que trata da instalação de sprinklers é a NBR 13792, que abrange especificamente a proteção de depósitos e áreas de armazenamento em geral. Ela vem para substituir a versão da norma atual, que está totalmente obsoleta, e foi praticamente reescrita com base nas versões mais recentes das normas NFPA 13 e FM Global 8-9, dos Estados Unidos. “Esta é uma norma muito importante, especialmente porque a legislação de proteção contra incêndio de vários Estados incentiva o uso de sprinklers em depósitos e não há uma norma brasileira que reflita o estado da arte para a proteção dessas ocupações”, comenta o diretor do ISB.

A qualidade dos produtos utilizados nos sistemas de proteção contra incêndio também é item fundamental para que funcionem em caso de necessidade. Assim, a comissão de estudos de chuveiros automáticos da ABNT criou a NBR 16400, em substituição às normas 6125 e 6135, passando de 8 para 18 os tipos de ensaios laboratoriais que testam a qualidade e efetividade do sprinkler. “Acreditamos que esta norma trará um aumento na qualidade dos produtos vendidos no Brasil e que poderá servir de base para o processo de certificação de sprinkler a ser adotado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)”, explica.

O ISB tem contribuído e participado da discussão de todas essas normas, inclusive a de equipamentos auxiliares, como a de bombas de incêndio, que começou a ser elaborada pela comissão em setembro de 2015. “A norma irá fornecer requisitos para seleção e instalação de bombas para sistemas automáticos de proteção contra incêndios, além de informações sobre tanques e sistemas de abastecimento.”, completa Lima.