As iniciativas educacionais que visam habilitar profissionais para atuar na área de segurança contra incêndio ainda podem ser consideradas tímidas, mas, aos poucos, elas vêm ganhando espaço no Brasil. Cursos como o de aperfeiçoamento de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico e o próprio Técnico em Segurança do Trabalho se somam a iniciativas como a do Instituto Sprinkler Brasil, que premia pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da área.
Novo no mercado, o curso de Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico tem como objetivo oferecer aos profissionais os conhecimentos necessários para que eles possam gerenciar, projetar e atuar em situações que envolvam sistemas preventivos contra incêndio e pânico. Esta é a proposta do curso oferecido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e o do curso à distância do Instituto de Tecnologia e Ciência Ambiental (ITCA).
De acordo com informação dos coordenadores do curso da PUC-PR, os professores Orlando Strobel e Ivan Ricardo Fernandes, a proposta de ensino é oferecer aos profissionais o conhecimento específico sobre os sistemas de proteção contra incêndio. “A atuação destes profissionais no mercado de trabalho eleva a condição de segurança contra incêndio e pânico das edificações, refletindo numa melhor condição de segurança aos usuários”, argumentam.
Apesar da iniciativa da universidade paranaense, essa não é a realidade encontrada em muitas entidades acadêmicas do Brasil e conseguir conteúdo que amplie o conhecimento sobre sistemas de segurança contra incêndio não é fácil quando não há estímulo para produção nas universidades. Estudantes de Engenharia, por exemplo, não conseguem acompanhamento de seus professores para o desenvolvimento de material sobre o assunto, uma vez que os próprios educadores não estão familiarizados com as técnicas de projeto de sistemas de prevenção contra incêndio.
É aí que entra a iniciativa do Prêmio Instituto Sprinkler Brasil, que busca superar o descompasso do avanço das tecnologias disponíveis de segurança contra incêndio no País, ao fomentar a discussão e a disseminação de conhecimento técnico sobre os sprinklers. O ISB acredita que contribuir e atuar pela educação para a criação de uma bibliografia mínima sobre sprinklers em língua portuguesa é de suma importância para a prevenção a incêndios no Brasil e vai lançar a terceira edição do concurso em setembro.
Mais populares do que os cursos de pós-graduação ou de iniciativas que premiam as pesquisas de combate a incêndio são os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, especialmente aqueles com foco em prevenção a incêndio, que formam profissionais capacitados a atuar em edificações e áreas de risco. O ISB defende que a partir da aplicação de equipamento e material adequados e da presença de profissionais devidamente qualificados, a instalação de sistemas eficazes de segurança contra incêndio será cada vez mais viável e aumentará o nível de segurança contra incêndio no País.