Imprensa

Categorias
Notícia

Dados sobre incêndio podem dar a dimensão real do problema no País

A falta de divulgação de dados relativos à ocorrência de incêndio não permite obter a dimensão exata do tamanho do problema no Brasil e tem impactado na formulação de políticas públicas para enfrentamento da questão, segundo avaliação do Instituto Sprinkler Brasil (ISB).

Os dados de incêndio apurados pelos corpos de Bombeiros dos Estados não chegam ao conhecimento da população, dando a impressão de que não se trata de problema grave.

No entanto, especialistas do setor alertam que essa percepção pode estar distorcida, na medida em que se compara, por exemplo, as causas de mortes ou internações apontadas nos relatórios do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cruzamento destes dados com uma pesquisa divulgada pela organização internacional Geneva Association colocaria o Brasil em terceiro lugar com o maior número de mortes por incêndio no mundo, entre os países analisados.

Para se ter ideia, em 2011, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do SUS registrou 1.051 mortes por incêndio ou por exposição a fumaça no Brasil, enquanto que os Estados Unidos tiveram 3.192 óbitos e o Japão teve 1.750 mortes pelo mesmo motivo.

A dificuldade de encontrar dados confiáveis sobre incêndios no Brasil levou o ISB a buscar fontes alternativas e a criar levantamentos próprios para entender minimamente a real dimensão do problema.

Desta maneira, a busca pela publicação de dados sobre incêndio País será um dos principais objetivos do ISB para o próximo ano. Esta atuação está respaldada pela agenda da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio, instalada em outubro, no Congresso Nacional, que também terá como pleito a divulgação dessas informações pelo Estado brasileiro.

Em 2016, o ISB também vai criar um curso de ensino à distância, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e com apoio do Conselho Nacional dos Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), voltado à formação de bombeiros sobre sistemas de sprinklers.

Além disso, o próximo ano será uma oportunidade para consolidação do Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos como evento anual importante para o setor, disseminando informações em português sobre a aplicação da tecnologia dos sprinklers.