Imprensa

Categorias
Notícia

Dispara a oferta de cursos de Segurança Contra Incêndio no Brasil

Os cursos de Segurança Contra Incêndio estão passando por um verdadeiro “boom” no Brasil. De acordo com levantamento realizado por especialistas da PUC-PR e Instituto Sprinkler Brasil, a oferta de especializações em SCI aumentou 168% no ano passado, saltando de 6 em 2019 para 16 em 2020. Neste ano a tendência se mantém elevada, com 13 cursos de Segurança Contra Incêndio ofertados.

“Notamos um crescente interesse de profissionais pelo assunto, o que impacta diretamente no grande número de cursos ofertados nos últimos dois anos. Tem muita gente buscando qualificação nessa área e há uma carência enorme de especializações para esse segmento. Felizmente temos notado que há uma demanda reprimida e isso tem se revelado nessa grande oferta de cursos”, explica Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País.

O executivo ressalta que é preciso ter muita cautela na hora de optar por um curso de SCI. “As pessoas precisam tomar muito cuidado com a qualidade do curso oferecido. Recomendamos que fiquem de olho na programação do curso, no currículo dos profissionais apresentados e na instituição que oferece o curso. É a melhor maneira para evitar frustrações e possíveis ciladas”, completa Marcelo Lima.

Pioneiro em cursos de Segurança Contra Incêndio no País, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do Paraná e professor/coordenador da pós em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico da PUCPR Ivan Ricardo Fernandes também tem notado maior interesse de profissionais ligados à área de incêndio por qualificação. “A aprovação da Lei Kiss foi um dos fatores que ajudou a ampliar o interesse pelo assunto. Ainda há muito espaço para oferta de cursos desse gênero no país. Tenho visto muita gente interessada no tema e buscando qualificação”, conta o acadêmico, responsável pela formação de mais de 300 profissionais em SCI desde 2009. “Estamos na 13a turma e o interesse continua cada vez mais recorrente”, completa.

Para Dayse Duarte, professora do curso de SCI pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), o aumento constante de ocorrências e notificações de incêndio também apontam uma vasta oportunidade para quem pretende lidar com o assunto. “Parece que as pessoas começam a entender que o incêndio é um problema grave e que precisa ser combatido com seriedade. Incêndios de grandes proporções e alto volume das ocorrências têm ajudado a despertar o interesse para essa problemática”, diz. A especialista explica que a busca por qualificação nessa área pode ajudar a combater esse problema de frente e ser um caminho para diminuir o alto volume de ocorrências. “O curso dá um embasamento teórico muito importante para quem está buscando mais informações técnicas. O profissional consegue ter uma visão mais completa sobre o tema e contribuir com projetos na área”, completa.

Outro grande incentivador de cursos relacionados à SCI é o comandante do 1° Batalhão de Bombeiro Militar de Porto Alegre, o tenente-coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues. Com doutorado na área e atuando há mais de 20 anos em segurança contra incêndio nas edificações no Corpo de Bombeiros Militar, ele sempre procura motivar a qualificação dos profissionais envolvidos na área. “A efetiva segurança dos empreendimentos será alcançada se fatores condicionantes básicos forem atendidos, e a qualificação de todos os profissionais envolvidos, bombeiros, engenheiros e arquitetos, é imprescindível”.

Ele também lembra que o Rio Grande do Sul tem dois polos de ensino bem respeitados no País. “Tanto a Unisinos como a UFRGS são dois ótimos exemplos na qualificação profissional nesse quesito, assim como no estado há um dos melhores laboratórios de Segurança Contra Incêndio no Brasil”, aponta.

 

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil) 

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.

 

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA

Conteúdo Comunicação

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)

Cel. (11) 98799-5868

Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com )

Cel. (11) 99393-0539