Imprensa

Categorias
Notícia

Explosão de máquina detona teto de galpão da fábrica Amazonas

O teto de um galpão da indústria de componentes de borracha Amazonas explodiu, ontem (1) à tarde, depois que uma máquina de autoclave teve sobrecarga de pressão. Segundo representantes da empresa, o aparelho era responsável pela reciclagem de toda a borracha da fábrica e apresentou defeito enquanto os quase 900 funcionários da unidade estavam voltando do almoço. O acidente aconteceu às 13h30. O barulho e a chuva de borracha provocada pela explosão assustaram funcionários e populares que passavam pelo local. Ninguém ficou ferido.

Quem passava em frente à fábrica de borracha, na zona oeste da cidade, sentia o forte cheiro do produto no ar. Sobre os carros e em todo o quarteirão, em volta da empresa, uma poeira preta e quente encobria cada superfície. Funcionários assustados saíam pelo portão principal com as mãos nos ouvidos e com os olhos voltados para o teto do galpão de regenerados.

Os estragos eram visíveis. Um porta-voz da empresa explicou que a máquina, com tamanho aproximado de um carro popular, funcionava como uma enorme panela de pressão, aquecendo pequenos pedaços de borracha em uma grande caldeira. “A destruição parcial do setor foi causada pelo deslocamento da tampa de segurança do equipamento, devido à sobrecarga de vapor. Com a despressurização do ar, pequenos pedaços de borracha, que estavam dentro da máquina no momento, foram arremessados pelos ares. Graças a Deus, ninguém estava lá dentro no momento do acidente”, disse Ariano Novaes, gerente de marketing da empresa.

Uma área de 1.000 metros quadrados ficou totalmente destruída. A tampa de segurança foi parar a 20 metros do local da explosão. Apesar de não haver fogo, o Corpo de Bombeiros foi chamado, assim como a brigada de incêndio e a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Amazonas. Eles ficaram prontamente posicionados e tomaram todas as medidas necessárias para evacuar os arredores do barracão, isolar o perímetro e procurar qualquer indício de vítimas. Todo o sistema elétrico teve de ser desligado.

A direção técnica da empresa espera voltar às atividades no local do acidente em até 20 dias e informou que o incidente não irá afetar a produção. A máquina que explodiu será descartada, apesar de estar funcionando regularmente, tendo inclusive passado por teste de pressurização anual recentemente.

Além disso, a Amazonas informou que uma sindicância interna foi aberta para avaliar e esclarecer as causas do acidente. Os resultados das perícias estarão disponíveis em até 30 dias.

 

Fonte: Portal GCN