Imprensa

Categorias
Notícia

Frente Parlamentar de Segurança Contra Incêndio se reúne em Brasília para apresentar avanços e conquistas

O Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) realizou, recentemente, sua 8ª reunião, para apresentar os últimos avanços e conquistas, além de dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado em relação a temas ligados a prevenção e ao combate a incêndios no Brasil em diversos níveis e segmentos da sociedade.

Os temas tiveram como base os desdobramentos dos assuntos que fazem parte dos eixos de atuação da Frente. Além disso, um representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública apresentou a nova estrutura do órgão e foram debatidos os possíveis caminhos para que as ações em andamentos não sofressem grandes impactos.

A reunião que foi conduzida por Marcelo Lima, diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), entusiasta da FPMSCI, que apresentou os três novos representantes do Conselho Consultivo, que fazem parte das entidades ABICHAMA (Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama), ABIEX (Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos Contra Incêndio e Cilindros de Alta Pressão) e ABRALSCI (Associação Luso-Brasileira para a Segurança Contra Incêndio), e comentou sobre a importância da chegada dos novos membros.

“É com satisfação que recebemos os novos integrantes para reforçar esta equipe de trabalho que se empenha para que as questões ligadas a incêndio sejam vistas como um problema real no País, e para que passem a se tornar pauta para a sociedade e que entrem na agenda de prioridades do governo”, explica Lima.

No eixo educação, após a conquista da inclusão da “Segurança Contra Incêndio” como uma área de conhecimento pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), os próximos passos para que a decisão passe a ser aplicada foram os agendamentos com representantes do Ministério da Educação e Cultura (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para reavaliação das diretrizes curriculares dos cursos superiores de Engenharia e Arquitetura. A intenção é que o MEC apoie e crie disciplinas de Segurança Contra Incêndio para estes futuros profissionais; além de exigi-las.

Sobre educação pública foi apresentado o projeto que é realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo que tem como foco promover a redução de incêndios e acidentes, bem como, a segurança, a integridade física e patrimonial das pessoas, além da proteção ao meio ambiente. Marcelo encerrou a temática educação fazendo a reflexão do quanto é importante que a população tenha conhecimento desde a infância sobre o assunto e explica que é com a geração de conhecimento que teremos pessoas, entidades, instituições e governos mais conscientes de que a prevenção é o melhor caminho na prevenção e no combate a incêndios. “Estudaremos juntos os projetos apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, representado pelo Major Quintino, para checar a viabilidade de expandi-los para os demais Estados”, conclui.

Em seguida, o eixo “Certificação de produtos de segurança contra incêndio” debateu vantagens da certificação para a sociedade brasileira. Os tópicos mais relevantes apresentados foram: elaboração de normas técnicas brasileiras; fomento à implantação de laboratórios de ensaios; acreditação dos laboratórios pelas entidades competentes; e conscientização dos consumidores sobre produtos certificados.

A próxima reunião da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio (FPMSCI) está prevista para o dia 9 de agosto, quando poderá ser apresentado o “Modelo Nacional de Regulamento de Segurança contra Incêndio”. Mais informações podem ser obtidas no site: frenteparlamentarsci.org.br.