Imprensa

Categorias
Notícia

Implantação de chuveiros automáticos para evitar incêndios em prédios será debatida no Senado

Ana Amélia convidou o Instituto Sprinkler Brasil para participar de audiência

Foto: Blog da Senadora Ana Amélia

A senadora Ana Amélia (PP-RS) recebeu, nesta quarta-feira (06), a visita de representantes do Instituto Sprinkler Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que busca promover a utilização de chuveiros automáticos em prédios. Seria uma alternativa para impedir a propagação de incêndios em ambientes fechados, o que ajudaria a evitar tragédias como as 238 mortes da boate Kiss, em Santa Maria.

O diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, Marcelo Lima, apresentou à senadora vídeos do National Institute of Standards and Technology (NIST), órgão do governo federal dos EUA encarregado de estudar as causas de uma tragédia semelhante ocorrida naquele país. Em fevereiro de 2003, o fogo e afumaça causados pelo uso de sinalizadores em um show de rock mataram 100 jovens em uma boate no estado de Rhode Island.

Um dos vídeos mostra a propagação das chamas e da fumaça sem os sprinklers, como são chamados os chuveiros automáticos. O outro vídeo exibe como os chuveiros automáticos impedem as chamas e, consequentemente, a fumaça de se alastrar pelo ambiente.

– É possível com medidas preventivas termos uma legislação séria para evitar esses acidentes – declarou a senadora em plenário, destacando que o assunto será abordado na comissão especial para tratar de questões ligadas à segurança nos estabelecimentos em todo o país.

A possibilidade de implantação dos chuveiros automáticos também será discutida em audiência Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. A senadora convidou o representante do Instituto Sprinkler Brasil para integrar o debate, proposto por ela, sobre o projeto de lei (PLS 491/2011) do senador, atualmente ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB-RJ) que trata de regras para a inspeção predial.

 

Fonte: Blog da Senadora Ana Amélia