Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio atinge pavilhão de fábrica de jóias de Guaporé

As causas do incêndio serão investigadas

Foto: Eduardo Cover Godinho

Um incêndio que iniciou por volta das 21h15min desta sexta-feira, dia 29 de março, destruiu por completo um pavilhão da empresa Artefatos de Metais Sebben, localizada no Bairro São José, Guaporé.

A indústria é uma das mais tradicionais do município no segmento, com mais de 75 anos de atividades. O incêndio consumiu totalmente a parte superior do pavilhão, mas não chegou a comprometer o andar inferior. O fogo, segundo um morador, começou no telhado e logo se espalhou para os cerca de 400 metros quadrados do local.

“Em menos de cinco minutos, antes da chegada do Corpo de Bombeiros, as chamas já haviam consumido toda a estrutura de madeira de sustentação do telhado do pavilhão. Muitos populares iniciaram os trabalhos de combate antes mesmo da chegada dos bombeiros, mas de forma segura”.

Entre as preocupações dos dois bombeiros e voluntários, estava, além de um depósito de gás, a casa de força (energia) da empresa, localizada bem próxima as chamas. A luta para evitar que as labaredas, com mais de cinco metros de altura, chegassem ao local era intensa. Para o combate ao incêndio, os bombeiros utilizaram dois caminhões ABT (Auto Bomba Tanque), que ficaram atravessados na rua João Manoel Pereira, contando também com o hidrante do passeio público. As causas do incêndio deverão ser apuradas por peritos, mas não descarta-se que as chamas começaram após um curto circuito na rede de energia elétrica da empresa.

Um dos sócios proprietários, Lauro Sebben, destacou que o perigo maior era se o fogo atingesse uma área onde havia produtos químicos. “Tivemos sorte porque não atingiu uma parte onde tinham vários produtos químicos e também um depósito onde estavam armazenados botijões de gás”.

O pavilhão que incendiou era utilizado para o acabamento das peças de joias e continha inúmeras máquinas, sendo algumas importadas da Itália.

Mais de uma dezena de voluntários, incluindo inúmeros funcionários das Joias Sebben, colaboraram com o trabalho dos dois bombeiros que estavam debelando o fogo. Os sargentos Lisboa e Everton, contaram também com o auxílio do bombeiro soldado Márcio, que mesmo de folga, atuou incansavelmente no combate.

A Brigada Militar, através dos soldados Ribas, Francisco, Menezes, Mazzetto e Packaeser, que auxiliaram no isolamento do local para que curiosos não chegassem perto do pavilhão e também colaboraram no combate ao incêndio.

A unidade do SAMU também se deslocou ao local para prestar possíveis atendimentos médicos.

 

Fonte: Mais Nova FM