Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio destrói depósito de borracha na Pirelli

Fogo teria inicio em um curto-circuíto em uma luminária e mobilizou Bombeiros da região

Uma área do tamanho de um campo de futebol, onde ficam estocadas dezenas de toneladas de um preparado muito parecido com tabletes de parafina, pegou fogo no início da tarde desta quarta-feira (24) na Pirelli de Gravataí, RS. Bombeiros da região ainda continuam no local tentando debelar o incêndio, que estaria controlado. O material que pegou fogo é usado para a preparação da borracha que vai dar origem aos pneus.

O incêndio, segundo funcionários da empresa que faziam seu intervalo e preferiram não se identificar, teria iniciado por volta das 13h30min em um luminária e se alastrou rapidamente. Haviam cerca de 50 funcionários no local e a brigada de incêndio agiu rapidamente. O funcionário Adroaldo Macedo conta que ouviu a sirene e logo percebeu que não se tratava de um treinamento.

“Quem estava próximo saiu correndo. Pelo que eu fiquei sabendo, umas quatro pessoas ficaram intoxicadas tentando combater o fogo”, relata.

O presidente do sindicato da Borracha, Moacir Bittencourt, acompanhou da frente da empresa a mobilização de Bombeiros e brigadas de incêndio de outras empresas de Gravataí. “O local que pegou fogo tem material de alta combustão. Deve ser algo perto de 1 milhão de toneladas de insumos para a fabricação de pneus. Por dia, a empresa consome 200 toneladas de borracha”, conta.

Pavilhões próximos ao que pegou fogo abrigam outras matérias primas utilizadas nos pneus. São borracha em pó, chamada de nego de fumo, e bobinas de borracha em manta.

No meio da tarde desta quinta, a Pirelli emitiu uma nota explicando que o incêndio estaria controlado e que a produção da unidade, inaugurada em 2006 para a fabricação de pneus para caminhões e ônibus, continuava normalmente. Segundo a empresa, o pavilhão que incendiou fica afastado da área que incendiou.

Com o tempo bom desta quinta e com o céu limpo, a coluna de fumaça preta que se formou pode ser vista de boa parte da Região Metropolitana.

Fonte: Clic Tribuna