Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio destrói escola pública e deixa quase 200 alunos sem aula em GO

Unidade é a única do ensino fundamental da cidade de Brazabrantes. Alunos choraram quando viram a escola destruída’, diz secretária.

A Escola Municipal São João Batista, única do ensino fundamental do município deBrazabrantes, a 40 quilômetros de Goiânia, ficou totalmente destruída após um incêndio na madrugada do domingo (9). De acordo com a secretária municipal de educação, Carla Lilian Cardoso, a escola estava praticamente nova, pois tinha sido reformada há três anos. Por causa do incidente, os 196 alunos da instituição ficaram sem aula nesta segunda-feira (10) e ainda não tem previsão de retorno.

Indignada com a situação, ela contou que diversos estudantes choraram quando chegaram para a aula nesta manhã e viram que a escola estava destruída. “Foi muito triste ver a carinha deles. A gente tinha programado uma festa de confraternização e tínhamos comprado o bolo que eles mais gostam, mas, infelizmente, a comemoração não aconteceu”, lamenta.

Na cidade, não há escolas particulares. “Essa escola existia desde 1958 e, por isso, quase todos os moradores já estudaram nela, inclusive os vereadores da cidade. Infelizmente, o fogo destruiu as cinco salas de aula e a diretoria. Sobrou apenas a cantina. Os arquivos dos alunos que estavam em um armário foram salvos porque dois policiais entraram no local durante o incêndio e conseguiram recuperá-los”, conta a secretária.

Segundo a prefeitura, com o incêndio, os alunos ficaram sem local para concluir o ano. A unidade, que tinha estudantes matriculados da 1ª à 5ª séries, estava na fase final do ano letivo e, por isso, a Secretaria Municipal de Educação irá reunir com autoridades do município para conseguir um local provisório.

“Alguns alunos já tinham concluído o ano letivo, mas outros estavam no processo de recuperação. Vamos tentar solucionar esse problema para que possamos pelo menos fechar o ano letivo. Depois, vamos aguardar as providências da prefeitura para recuperar a escola que ficou destruída pelo fogo ou construir outra para o próximo ano”, declara Carla Lilian.

Investigação

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ralph de Melo Gonzaga, a perícia deve concluir as causas do incêndio somente na próxima terça-feira (11). “A equipe da perícia está no local fazendo as análises para concluir o que realmente aconteceu na escola. Porém, provavelmente pode ter sido um crime de vandalismo, pois a segurança da unidade era muito vulnerável. Acredito que até a próxima terça-feira as causas serão concluídas”, explica o delegado.

Fonte: G1