Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio destrói galpão em Quatis

O tempo seco dos últimos dias têm favorecido o aparecimento de queimadas. E esse pode ter sido um dos motivos do incêndio que destruiu um galpão ontem, em Barra Mansa (RJ). Os bombeiros ainda apuram as causas.

O fogo foi controlado ontem à noite pelos Bombeiros, mas hoje cedo ainda havia pequenas labaredas e muita fumaça. O incêndio devastou uma área de pastagem equivalente a cinco campos de futebol e, além disso, atingiu um grande volume de material naquele depósito de reciclagem.

– O fogo estava com seis metros de altura mais ou menos, de lá para cá. Surgiu rápido demais por causa do vento. À tarde o vento estava demais, aí teve que trazer duas viaturas do Corpo de Bombeiros para poder acabar com o fogo – comentou o borracheiro Wilian da Silva Martins.

Dezenas de pneus e produtos já prensados foram consumidos pelo fogo, viraram cinzas; dois carros e também um caminhão ficara danificados; um poste de energia feito de madeira caiu. O espaço é particular, mas está alugado pela prefeitura de Quatis. Em abril, uma empresa terceirizada assinou contrato para administrar o negócio, mas ele foi rompido há três meses. Desde então o depósito está desativado e os resíduos abandonados. Por isso o governo municipal recebeu uma notificação do Inea, o Instituto Estadual de Meio Ambiente, para a retirada do material.

– Nós pedimos uma extensão do prazo de mais 60 dias para fazer a retirada desse resíduo, esse resíduo está sendo retirado e vai ser levado para a nova empresa que contratamos. Apenas o que sobrou, que a gente já estava levando, ficou aqui, mas a gente já está retirando – disse Fábio de Carvalho, diretor fiscal de controle do meio ambiente de Quatis.

Como se trata de uma área de pastagem, a vegetação atingida vai se regenerar naturalmente. A prefeitura quer uma investigação para apurar a causa do incêndio.

– A primeira coisa é fazer o boletim de ocorrência para poder apurar os fatos, poder apurar de onde saiu esse incêndio e verificar o que aconteceu – concluiu Fábio de Carvalho.

Fonte: Rio Sul net