Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndio destrói prédio de três andares no Centro

Parte de imóvel, localizado na Rua Luiz de Camões, desabou. Outro edifício também foi atingido pelo fogo. Segundo bombeiros, não houve feridos

Bombeiros controlam incêndio que atingiu prédio no Centro (Foto: Agência O Globo)

Um incêndio de grandes proporções destruiu um prédio de três andares na Rua Luiz de Camões, no Centro do Rio, na manhã desta quarta-feira. Houve desabamento de parte do edifício. Um imóvel vizinho também foi atingido pelo fogo. De acordo com um bombeiro que trabalhou no local, as chamas foram controladas por volta das 9h30m. Às 10h, os militares trabalhavam para resfriar a área e dar início à operação de rescaldo. Ninguém ficou ferido, e não há informações sobre o tamanho do prejuízo provocado pelas chamas. O trânsito nas ruas do entorno teve de ser interditado, e houve congestionamento. A Rua Luiz de Camões ainda está interditada, com o trânsito sendo desviado pela Rua dos Andradas.

Segundo José Eduardo Gontijo Furtado, proprietário de uma loja de informática no terceiro andar do prédio 16 da Rua Luiz de Camões, atingido pelas chamas, testemunhas teriam dito que o incêndio começou por volta de 1h30m. No entanto, somente por volta das 4h30m, um funcionário da Comlurb teria ligado para os bombeiros.

– Meu funcionário me ligou às 7h. De casa, acessei meu sistema remoto de segurança, e as câmeras já estavam fora do ar – disse o proprietário.

Furtado acrescentou que teria faltado água no início do combate ao fogo.

– Soube aqui que só teria água num hidrante – afirmou.

O empresário levantou a hipótese de o incêndio ter sido premeditado. Segundo ele, a administração do imóvel mudou recentemente, e o primeiro andar da construção seria totalmente desocupado nesta quinta-feira. No local, funcionaria a filial de uma rede de lojas.

– Muito curioso o incêndio ocorrer na véspera da desocupação. Havia gente insatisfeita, algumas pessoas já tinha deixado o prédio – disse Furtado.

O comerciante afirmou, no entanto, que não pretende, por enquanto, levar a suspeita até a polícia:

– Espero que a perícia do bombeiro aponte as causas do incêndio.

Furtado ainda não sabe avaliar o valor do seu prejuízo. Os bombeiros que ainda estavam no local por volta das 10h não confirmaram onde as chamas teriam começado. O comerciante afirma, no entanto, que o fogo começou no prédio de numero 19, onde funciona um estacionamento:

– Lá tem um andaime, que poderia ser usado em caso de sabotagem.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, a ação contou com apoio de quatro caminhões da corporação e um caminhão-pipa, com 30 mil litros de água.

Mais cedo, muita fumaça preta podia ser vista de vários pontos da cidade, inclusive da Ponte Rio-Niterói. As primeiras informações davam conta de que no local funcionava um shopping especializado em lojas de informática. Como o prédio estava fechado, não houve feridos.

As ruas Luiz de Camões e da Conceição, assim como a Avenida Passos, ficaram interditadas no trecho entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua da Carioca. O trânsito era intenso na região, e havia engarrafamento nas duas pistas da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, até a altura do prédio dos Correios.

Quem seguia para a Lapa teve que ir até a Avenida Rio Branco, e depois para a Avenida Almirante Barroso. Para acessar outras vias do Centro, os motoristas deviam descer a Rio Branco e acessar a Rua da Carioca.

 

Fonte: O Globo