Imprensa

Categorias
Notícia

Incêndios em São Paulo e no Rio de Janeiro alertam para riscos de novas tragédias, aponta especialista

Os dois incêndios de grandes proporções que atingiram o centro de São Paulo e a zona norte do Rio de Janeiro acenderam novamente o sinal de alerta para riscos de novas tragédias em edificações espalhadas pelo Brasil.

“O descaso do poder público associado à falta de fiscalização em estruturas prediais cria um ambiente propício a desastres. Boa parte desses acidentes poderiam ser evitados se houvesse o cumprimento das leis. Isto implicaria na utilização de equipamentos e sistemas mais eficientes no combate contra incêndios”, explica Marcelo Lima, diretor geral do ISB (Instituto Sprinkler Brasil).

O especialista aponta três pontos essenciais para que a preservação de edificações seja mais efetiva em eventuais focos de incêndio:

  • Instalação de sprinklers (chuveiros automáticos)

Em casos de princípios de incêndio, a utilização adequada de sprinklers pode garantir mais segurança física, patrimonial e financeira. Por ser acionado de forma automática em um incêndio, evita ou minimiza os prejuízos e diminui de forma significativa o risco de morte.

“Estudos internacionais revelam que a taxa de mortalidade em eventos deste tipo é 87% inferior quando as instalações afetadas contam com sistemas de sprinklers”, revela Marcelo.

  • Realizar inspeção e manutenção periódica

A inspeção e a manutenção periódica são necessárias porque indicam as condições reais de funcionamento do sistema de proteção contra incêndio e podem apontar, em tempo, eventuais falhas existentes, evitando a “falsa sensação de segurança” de quem pode vir a precisar dele.

“É muito comum o proprietário ou a administradora instalar o Sistema de Proteção Contra Incêndio nos galpões e depois não cuidar dele. O principal problema nos grandes incêndios vem da falta de manutenção e isso é um desperdício de investimento”, explica Lima.

  • Ficar atento às mudanças que acontecem nos depósitos

O Sistema de Prevenção Contra Incêndio em um galpão é determinado por meio da carga de incêndio, ou seja, com base em tudo o que tem potencial de queimar no local. Portanto, sempre que acontecerem alterações como, por exemplo, diversificação do tipo de produto, quantidade armazenada, assim como o aumento da altura das prateleiras para estocagem, entre outras questões, é necessário que o sistema seja readequado.

“O correto é que locais que armazenam produtos de diversas categorias devem ter seu Sistema de Prevenção Contra Incêndio projetado para a maior carga de incêndio”, conclui o especialista.

Sobre o ISB (Instituto Brasileiro Sprinkler) 

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.

As informações sobre o Prêmio ISB, bem como o link para download gratuito do trabalho vencedor da primeira edição do concurso estão disponíveis no site do ISB, cujo endereço é www.sprinklerbrasil.org.br