Espaço Roof Tebas também não possuía atestado dos bombeiros. Outros nove locais serão fiscalizados ainda nesta quinta-feira (31)
Agentes do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros e técnicos da Prefeitura do Recife fazem, na tarde desta quinta-feira (31), uma fiscalização conjunta em casas noturnas na capital pernambucana. O primeiro estabelecimento vistoriado foi o Roof Tebas, um espaço utilizado para eventos que fica na cobertura do edifício comercial Tebas, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, bairro de São José, área central da cidade. O local foi interditado porque, segundo os bombeiros, não tinha nem alvará da prefeitura nem atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.
“Interditamos o Tebas, pois para funcionar isso aqui precisaria de uma transformação monstruosa. É preciso ter duas escadas de emergência mais largas, com iluminação e sinalização, corrimão e degrau anti-derrapante, mais um elevador de emergência, nova rede de hidrantes, sprinklers, mais extintores e renovação da rede elétrica. Fora que, no primeiro nível da cobertura, funciona uma fabrica de sombrinhas com muitos materiais inflamáveis, como plástico, madeira, papelão e uma rede elétrica precária. Vamos visitar todos os locais que estejam ou não regularizados. Se houver problema, serão notificados e podem até ser interditados”, disse o coronel Carlos Eduardo Casa Nova, comandante dos Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros vistoriou o espaço seguindo o Código de Prevenção e Combate a Incêndio de Pernambuco, de 1996. Segundo o empresário do estabelecimento, Tarcísio Lima, o Tebas começou a funcionar no fim de 2011 e pediu alvará à Prefeitura, que só teria enviado agentes para vistoriar o lugar há dois meses. “Acreditávamos que o atestado de regularidade do prédio servia para nós também e fazíamos de tudo para dar segurança aos nossos clientes. Nós vamos cumprir as exigências dos bombeiros e reabrir o mais rápido possível, pois essa casa presta um grande serviço ao turismo no centro do Recife”, disse Lima.
Segundo a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, o Roof Tebas só deu entrada no processo de licenciamento no meio de 2012 e a falta do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros impediu o consentimento do alvará de funcionamento. “A lei diz que o interessado deve procurar a Prefeitura para se informar do andamento do alvará e não ficar esperando a notificação. Ainda na próxima semana, a população vai poder conferir no portal da transparência da Prefeitura quais os camarotes do Galo estão regulares e esse sistema vai ser alimentado, ao longo do ano, com essa informação sobre todas as casas noturnas do Recife”, falou.
Outros locais
Ainda no centro da cidade serão vistoriados o Downtown Pub, a boate Metrópole e o clube 100% Brasil, na Rua Sete de Setembro, além do dancing-bar Spirit, na Zona Norte. Outra parte da equipe está na Zona Sul do Recife e vai vistoriar o Iguana Café, Dona Carolina, UK Pub e Manhattan. “Os locais foram escolhidas em uma investigação secreta dos órgãos envolvidos nas vistorias, que nos últimos dias visitou as casas mais frequentadas da cidade e encontrou diversas irregularidades, como falta de saídas de emergência, sinalização e extintores de incêndio”, explicou o tenete-coronel chefe do Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros, Valdy Oliveira.
O objetivo da operação é verificar se as casas noturnas possuem alvará de funcionamento da Prefeitura do Recife, o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros e se atendem às normas vigentes. “A gente não sabe quantas casas noturnas funcionam na cidade ainda, pois algumas pegam o atestado para atuar com padaria e, à noite, fazem festas clandestinamente. Estamos vendo atestado por atestado agora”, disse Valdy Oliveira.
Participam da ação a Diretoria de Controle Urbano, Secretaria-Executiva de Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, além do Corpo de Bombeiros.
Chevrolet Hall
Na quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife vistoriou a maior casa de shows da cidade, o Chevrolet Hall. O local, que tem capacidade para 16 mil pessoas, vai receber o Baile Municipal no próximo sábado (2). Entre as medidas anunciadas pelo estabelecimento após a vistoria está a retirada das portas dos camarotes e preparação de vídeo institucional com medidas a ser tomadas caso haja incêndio. A casa também informou que possui corpo de guardas, UTI móvel, brigada de incêndio, seis saídas de emergência e extintores espalhados por todos os andares, além de não ter material inflamável no teto.
Fonte: G1