Imprensa

Categorias
Notícia

Inspeção fecha espaço de festas no centro do Recife por falta de alvará

Espaço Roof Tebas também não possuía atestado dos bombeiros. Outros nove locais serão fiscalizados ainda nesta quinta-feira (31)

Agentes do Centro de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros e técnicos da Prefeitura do Recife fazem, na tarde desta quinta-feira (31), uma fiscalização conjunta em casas noturnas na capital pernambucana. O primeiro estabelecimento vistoriado foi o Roof Tebas, um espaço utilizado para eventos que fica na cobertura do edifício comercial Tebas, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, bairro de São José, área central da cidade. O local foi interditado porque, segundo os bombeiros, não tinha nem alvará da prefeitura nem atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.

“Interditamos o Tebas, pois para funcionar isso aqui precisaria de uma transformação monstruosa. É preciso ter duas escadas de emergência mais largas, com iluminação e sinalização, corrimão e degrau anti-derrapante, mais um elevador de emergência, nova rede de hidrantes, sprinklers, mais extintores e renovação da rede elétrica. Fora que, no primeiro nível da cobertura, funciona uma fabrica de sombrinhas com muitos materiais inflamáveis, como plástico, madeira, papelão e uma rede elétrica precária. Vamos visitar todos os locais que estejam ou não regularizados. Se houver problema, serão notificados e podem até ser interditados”, disse o coronel Carlos Eduardo Casa Nova, comandante dos Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros vistoriou o espaço seguindo o Código de Prevenção e Combate a Incêndio de Pernambuco, de 1996. Segundo o empresário do estabelecimento, Tarcísio Lima, o Tebas começou a funcionar no fim de 2011 e pediu alvará à Prefeitura, que só teria enviado agentes para vistoriar o lugar há dois meses. “Acreditávamos que o atestado de regularidade do prédio servia para nós também e fazíamos de tudo para dar segurança aos nossos clientes. Nós vamos cumprir as exigências dos bombeiros e reabrir o mais rápido possível, pois essa casa presta um grande serviço ao turismo no centro do Recife”, disse Lima.

Segundo a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, o Roof Tebas só deu entrada no processo de licenciamento no meio de 2012 e a falta do atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros impediu o consentimento do alvará de funcionamento. “A lei diz que o interessado deve procurar a Prefeitura para se informar do andamento do alvará e não ficar esperando a notificação. Ainda na próxima semana, a população vai poder conferir no portal da transparência da Prefeitura quais os camarotes do Galo estão regulares e esse sistema vai ser alimentado, ao longo do ano, com essa informação sobre todas as casas noturnas do Recife”, falou.

 

Outros locais

Ainda no centro da cidade serão vistoriados o Downtown Pub, a boate Metrópole e o clube 100% Brasil, na Rua Sete de Setembro, além do dancing-bar Spirit, na Zona Norte. Outra parte da equipe está na Zona Sul do Recife e vai vistoriar o Iguana Café, Dona Carolina, UK Pub e Manhattan. “Os locais foram escolhidas em uma investigação secreta dos órgãos envolvidos nas vistorias, que nos últimos dias visitou as casas mais frequentadas da cidade e encontrou diversas irregularidades, como falta de saídas de emergência, sinalização e extintores de incêndio”, explicou o tenete-coronel chefe do Centro de Comunicação do Corpo de Bombeiros, Valdy Oliveira.

O objetivo da operação é verificar se as casas noturnas possuem alvará de funcionamento da Prefeitura do Recife, o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros e se atendem às normas vigentes. “A gente não sabe quantas casas noturnas funcionam na cidade ainda, pois algumas pegam o atestado para atuar com padaria e, à noite, fazem festas clandestinamente. Estamos vendo atestado por atestado agora”, disse Valdy Oliveira.

Participam da ação a Diretoria de Controle Urbano, Secretaria-Executiva de Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, além do Corpo de Bombeiros.

 

Chevrolet Hall

Na quarta-feira (30), a Prefeitura do Recife vistoriou a maior casa de shows da cidade, o Chevrolet Hall. O local, que tem capacidade para 16 mil pessoas, vai receber o Baile Municipal no próximo sábado (2). Entre as medidas anunciadas pelo estabelecimento após a vistoria está a retirada das portas dos camarotes e preparação de vídeo institucional com medidas a ser tomadas caso haja incêndio.  A casa também informou que possui corpo de guardas, UTI móvel, brigada de incêndio, seis saídas de emergência e extintores espalhados por todos os andares, além de não ter material inflamável no teto.

 

Fonte: G1