Imprensa

Categorias
Notícia

Instituto Sprinkler Brasil quer ampliar debate sobre segurança contra incêndio no país

Conselho consultivo da entidade se reúne e avalia que a segurança contra incêndio é muito importante para o atual momento econômico

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB), organização sem fins lucrativos dedicada a promover o combate a incêndios em instalações industriais e comerciais por meio do uso dos sprinklers, realizou na primeira semana de fevereiro a reunião de estreia de seu Conselho Consultivo, em São Paulo. Na ocasião, concluiu-se que é fundamental uma maior conscientização pública em relação à segurança contra incêndios. Também foi citada a necessidade de melhor formação de profissionais do setor de segurança em relação ao uso de sprinklers.

O momento econômico nacional propicia um número crescente de instalações comerciais e industriais, o que leva à necessidade de máxima proteção dessas instalações contra perdas físicas. Nesse contexto, o ISB acredita na eficiência dos sistemas de sprinklers para proteção contra incêndios que podem levar a prejuízos incalculáveis às empresas. Para isso, é importante consolidar números e estatísticas sobre incêndios no Brasil, como destacado pelos conselheiros da entidade.

Para Marc Ragazzi, presidente do ISB, o encontro foi bastante proveitoso para direcionar as próximas iniciativas do Instituto. “Foram apresentadas muitas ideias bastante consistentes que nos conduzirão aos próximos passos”, afirma Marc. “Estamos buscando uma mudança de paradigma em segurança e infraestrutura de instalações baseada na conscientização do uso de sprinklers e isso demanda tempo e uma fundamentação muito boa. Mas estou seguro de que o grupo que reunimos é extremamente qualificado e podemos alcançar esse objetivo”, conclui ele.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Instituto, Marc Ragazzi; o vice-presidente, Max Thiermann, e os diretores gerais Marcelo Lima e Angelo Querci. Pelo Conselho Consultivo da entidade, participaram do encontro Antonio Fernando Berto, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Profª. Dayse Duarte, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); José Carlos Tomina, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Profª. Rosaria Ono, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), e Salomão de Almeida Neto, presidente da Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk).

 

O que é um sprinkler?

O sprinkler automático ou chuveiro automático é um equipamento capaz de controlar ou suprimir um incêndio antes que ele se espalhe, por meio da distribuição de um jato de água que atua sobre o foco inicial do fogo. É um equipamento ativado a uma temperatura de 68˚C a 74˚C, que descarrega água espalhando-a em formato de guarda-chuva sobre o fogo.

Possui sistema de alarme para alertar sobre a presença de chamas aos ocupantes de um determinado local já assegurando-os de que o controle e a supressão do fogo estão em curso, minimizando as perdas e facilitando o trabalho dos bombeiros. Ao contrário de equipamentos como extintores, mangueiras ou hidrantes, o sprinkler inicia o combate ao incêndio sem a necessidade da ação humana.

 

Sobre o ISB

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre o combate a incêndios por meio da utilização de dispositivos automáticos, os sprinklers. O ISB acredita que o uso desse sistema como medida de combate ao fogo pode salvar milhares de vidas e evitar as sérias consequências e grandes perdas materiais decorrentes dos incêndios.

Informações para a Imprensa

Ogilvy PR – São Paulo

Gustavo Ribeiro – (11) 3769-8728

Gustavo.ribeiro@ogilvy.com

Susi Maeda – (11) 3769-8722

Susi.maeda@ogilvy.com

Marcio Gaspar – (11) 3769-8767

Marcio.gaspar@ogilvy.com