Intenção é contribuir para a elaboração de novo projeto de lei com parâmetros mínimos de prevenção a incêndios nesses locais
O Instituto Sprinkler Brasil se reuniu, na última quarta-feira (6), com o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), coordenador da Comissão Externa de congressistas que irá investigar a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, e elaborar um projeto de lei com parâmetros mínimos de prevenção a incêndios em casas noturnas e locais do gênero. A intenção do Instituto é contribuir para a prevenção e o combate a incêndios com o uso de sprinklers (chuveiros automáticos contra fogo), o que ajudaria a minimizar significativamente os danos decorrentes de um sinistro como o de Santa Maria.
Na reunião, o diretor-geral do Instituto Sprinkler Brasil, Marcelo Lima, apresentou vídeos da National Institute of Standards and Technology (NIST), agência governamental dos Estados Unidos que estuda as causas de uma tragédia semelhante, ocorrida na casa noturna The Station, no estado de Rhode Island, em fevereiro de 2003, que causou 100 mortes.
Em um dos vídeos, há a simulação da propagação do fogo e da fumaça com a ausência dos sprinklers. O outro vídeo mostra como os chuveiros automáticos podem impedir um incêndio. Veja-os abaixo:
Simulação sem sprinkler:
http://www.youtube.com/watch?v=IxiOXZ55hbc
Simulação com sprinkler:
http://www.youtube.com/watch?v=gT1EWVR1iP8
O sprinkler é projetado para combater ou controlar um incêndio em seu foco inicial, sendo acionado imediatamente assim que a temperatura do ambiente em que se encontra atinge entre 68˚C e 74˚C. Em casos como os das boates Kiss e The Station, isso ocorre poucos segundos após o início do fogo, o que reduz muito a possibilidade de os bombeiros poderem agir a tempo de evitar maiores danos.
A implantação dos sprinklers também será debatida em audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo. Marcelo Lima, representante do Instituto Sprinkler Brasil, foi convidado a integrar o debate sobre o projeto de lei (PLS 491/2011) que aborda regras para a inspeção e manutenção predial.
Sobre o ISB
O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à conscientização sobre o combate a incêndios por meio da utilização de dispositivos automáticos, os sprinklers. O ISB acredita que o uso desse sistema como medida de combate ao fogo pode salvar milhares de vidas e evitar as sérias consequências econômicas, sociais e ambientais decorrentes dos incêndios.
Sobre o sprinkler
O sprinkler automático ou chuveiro automático é um equipamento capaz de controlar ou suprimir um incêndio antes que ele se espalhe, por meio da distribuição de um jato de água que atua sobre o foco inicial do fogo. É um equipamento ativado a uma temperatura de 68˚C a 74˚C, que descarrega água espalhando-a em formato de guarda-chuva sobre o fogo.
Possui sistema de alarme para alertar sobre a presença de chamas aos ocupantes de um determinado local já assegurando-os de que o controle e a supressão do fogo estão em curso, minimizando as perdas e facilitando o trabalho dos bombeiros. Ao contrário de equipamentos como extintores, mangueiras ou hidrantes, o sprinkler inicia o combate ao incêndio sem a necessidade da ação humana.
Informações para a Imprensa
Ogilvy PR – São Paulo
Gustavo Ribeiro – (11) 3769-8728
Susi Maeda – (11) 3769-8722
Marcio Gaspar – (11) 3769-8767