Imprensa

Categorias
Notícia

ISB anuncia vencedores do 3º Prêmio ISB e lança livro em coquetel de premiação

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) realizou, no dia 28 de junho, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, o Coquetel de Premiação do 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos. O evento premiou o vencedor da terceira edição do concurso, o engenheiro civil e bombeiro Cássio Roberto Armani, e lançou ainda o livro de autoria de Deives Junior de Paula, pesquisador do IPT e campeão da segunda edição do concurso.

Armani participou com o trabalho “Inspeção Predial do Sistema de Chuveiros Automáticos: um roteiro comentado sobre os requisitos”. Como prêmio, o vencedor visitou o centro de pesquisas da FM Global, nos Estados Unidos, com despesas a cargo do ISB. “A visita aos laboratórios em Rhode Island foi espetacular e uma ótima oportunidade de verificar a eficácia e confiabilidade do sistema de sprinklers”, diz Armani. “Precisamos garantir aos cidadãos brasileiros que, quando houver uma ocorrência de incêndio, os sprinklers vão funcionar. Este foi um dos principais objetivos do meu trabalho”, completa.

O segundo lugar ficou com o pesquisador Bruno Polycarpo Dias, com o trabalho “Simulação de incêndios por fluidodinâmica computacional: uma comparação entre edificações residenciais com e sem sprinkler”. A pesquisa “Instalação e dimensionamento de sprinklers”, inscrita por Raquel Aline Andrade Rizzatte, Mariele Ribeiro Guimarães, Thaís Cássia de Oliveira Sousa e Thaisa Soares Leão ficou em terceiro lugar no concurso.

Marcelo Lima, diretor geral do ISB, e vencedoras de todas as edições do Prêmio

Marcelo Lima, diretor geral do ISB, e vencedores de edições do Prêmio ISB

Na cerimônia, o instituto também lançou o livro “Aceitação de Sistemas de Sprinklers: Requisitos e critérios mínimos de avaliação para liberação do uso e operação de sistemas de sprinklers”, de autoria de Deives Junior de Paula, pesquisador do IPT e vencedor da segunda edição do concurso.

Deives Junior de Paula, vencedor da segunda edição do Prêmio, em sessão de autógrafos

Deives Junior de Paula, vencedor da segunda edição do Prêmio ISB, em sessão de autógrafos

O Prêmio Instituto Sprinkler Brasil foi criado em 2013, com o objetivo de fomentar a discussão sobre o uso de sprinklers em sistemas de proteção contra incêndio e criar bibliografia sobre o assunto em língua portuguesa, considerando que as principais referências estão em línguas estrangeiras. “A ideia do Prêmio ISB é democratizar o conhecimento sobre prevenção contra incêndio no Brasil e tornar o tema acessível às pessoas, sejam elas técnicas ou comuns. Além disso, queremos gerar informação no País sobre a nossa condição e necessidade de melhorias nesse aspecto”, diz Marcelo Lima, diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil.

A avaliação dos trabalhos inscritos no 3º Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos foi realizada com base nos critérios de adequação ao tema, relevância, originalidade, estrutura do texto e qualidade da redação, método, fontes de dados, análise e bibliografia.

Saiba mais sobre o Prêmio ISB no vídeo abaixo: