Imprensa

Categorias
Notícia

ISB apoia e integra Fórum Nacional de Combate a Incêndio

O Instituto Sprinkler Brasil é um dos apoiadores e integrantes do Fórum Nacional de Combate a Incêndio, criado com o objetivo de estimular e incentivar ainda mais a atuação da iniciativa privada na disseminação de boas práticas e de uma forte cultura de combate ao incêndio. De acordo com Marcelo Lima, diretor-geral do ISB, essa iniciativa é mais uma amostra de como as empresas, entidades e instituições estão mais fortes e alinhadas na busca de soluções estruturadas que ajudem a criar uma agenda positiva no combate ao incêndio.

“Esse Fórum é mais um passo importante de um grupo de líderes que discutem e debatem com bastante frequência as melhores e possíveis iniciativas que possam gerar resultados concretos para a problemática do incêndio. Temos visto e ouvido muitas propostas inovadoras e que certamente serão implementadas em breve. Esse trabalho em conjunto facilita a nossa jornada, que é dura e desafiadora, ainda mais em um país que ainda continua agindo reativamente quando se fala de incêndio”, diz Marcelo Lima.

O presidente do Fórum, Felipe Melo, conta que o fórum foi criado com a intenção de unir as associações e trazer força para proteção contra o incêndio como um todo, contando hoje com 10 entidades. “O objetivo principal é promover educação e melhorias nas regulações e nas normas de proteção contra incêndio. Então, vamos trabalhar muito próximos ao Corpo de Bombeiros, entidades educacionais e com nossos próprios treinamentos”, relata. Hoje participam do grupo a ABSPK, ISB, ABBP, ABINEE, ABIEX, ABICHAMA, ABIVIDRO, ABRAVIDRO, ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E BOMBEIROS, ALBRASCI.

Para Rogério Lin, presidente da ABPP (Associação Brasileira de Proteção Passiva), essa união de esforços deixa mais evidente o trabalho que está sendo proposto, tanto para a sociedade como para órgãos e entidades reguladoras. “Estamos falando de diversas soluções de proteção e segurança de estruturas contra incêndio, compartimentações e controle de materiais de revestimento. Com essa ótima iniciativa podemos ter mais sinergia do que apenas uma voz solitária, além de estimular o lado educacional e de formação de profissionais do mercado. E o melhor de tudo é que as empresas associadas já começam a mostrar interesse ao buscar compreender como o FONACI irá atuar no mercado”, explica.

Roberto Barbieri, da ABINEE e VP do Fórum, lembra que a criação dessa liga só foi possível graças a outra iniciativa bem-sucedida. “Nossa participação no Conselho Consultivo da Frente Parlamentar Mista de Segurança Contra Incêndio foi o pontapé inicial de que precisávamos para liderar esta e, quem sabe, outras boas iniciativas como esta. Devemos liderar esse processo de mudanças e mostrar a todos os interessados que temos tecnologia e conhecimento legal para  coordenar esse movimento”, conta.