Imprensa

Categorias
Notícia

ISB contribui com revisão das Instruções Técnicas do Código de SP (Newsletter nº 6)

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) enviou ao comandante do Corpo de Bombeiros de São Paulo algumas contribuições para o processo de revisão das Instruções Técnicas (ITs) do Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Estado. Os principais pontos abordados dizem respeito à obrigatoriedade da utilização de chuveiros automáticos de incêndio em setores industriais que atualmente estão desprotegidos.

A iniciativa de revisão das ITs e a possibilidade de contribuição da sociedade civil no processo está sendo bem recebida no setor de proteção contra incêndio. O ISB defende que a medida é bem-vinda e espera que ela se torne tradição em São Paulo, já que sempre foi uma demanda de entidades de classe, especialistas e profissionais que trabalham na área.

O Regulamento de Segurança Contra Incêndio de São Paulo é bastante favorável ao uso de sprinklers porque considera o equipamento como parte do sistema global de proteção contra incêndio e a revisão das instruções deverão ampliar a obrigatoriedade da utilização de chuveiros automáticos, tanto em depósitos como em outros estabelecimentos comerciais.

O ISB acredita que a iniciativa de revisão das ITs ainda é reflexo do impacto do incêndio de Santa Maria, que resultou na morte de 242 pessoas que estavam na boate Kiss, na noite de 27 de janeiro de 2013. Além disso, o Regulamento que vem adquirindo contornos de um Código Nacional de Incêndio ganha mais legitimidade ao incluir contribuições da sociedade civil.