Imprensa

Categorias
Notícia

ISB e FIESP promoveram workshop sobre Tecnologia na Segurança Contra Incêndio

Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos falaram com uma plateia formada por profissionais que trabalham com o tema no País

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB), em parceria com o Departamento de Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), promoveu no dia 19 de novembro o workshop Tecnologia na Segurança Contra Incêndio, por meio de. A iniciativa, que reuniu cerca de 40 profissionais da área, vai de encontro ao objetivo de tentar reduzir a ocorrência de incêndios no Brasil, por meio da difusão de novos conhecimentos relativos à Engenharia de Incêndios.

“Há necessidade de atualização dos profissionais para atuar neste campo, com conhecimentos e técnicas modernas”, explica o diretor geral do ISB, Marcelo Lima. A iniciativa faz parte de um dos pilares de atuação do Instituto, que é promover a educação como forma de difusão de conhecimentos sobre o assunto. “Nossa proposta é trazer pesquisadores do Brasil e do Exterior – como fizemos agora – para tratar de temas que raramente são discutidos no País”, comenta. “É uma grande oportunidade para que especialistas em Engenharia de Segurança do Trabalho de várias empresas possam adquirir esses conhecimentos”, acrescenta.

De acordo com a professora Dayse Duarte, conselheira do Instituto e uma das palestrantes do workshop, a proposta não é orientar os profissionais a projetarem ou instalarem sistemas de segurança ou ainda tentar convencê-los sobre a importância disso. “O objetivo é promover uma reflexão desses especialistas a se questionarem sobre o que está em risco, para que a organização possa decidir gerenciar tal risco por meio do aperfeiçoamento de sistemas de segurança contra incêndio”, explica.

O diretor do Departamento de Segurança da FIESP, Ricardo Coelho, afirmou que é importante fomentar discussões que possam contribuir para as práticas de segurança pública e privadas.  “Segurança é um esforço conjunto. E a prevenção de incêndios tem um papel muitíssimo relevante”, afirmou.

O professor Robert Till, consultor da área de segurança nos Estados Unidos e palestrante do workshop, destacou algumas tecnologias importantes na área.  “A tecnologia contra incêndios tem que ser durável, resistente, confiável, previsível, de fácil manutenção, uma tecnologia à prova de balas”.  Ele afirmou que o sistema de sprinkler “impede a proliferação rápida do fogo” e que o “combate ao fogo é 96% confiável, segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos”. Ele defendeu que a tragédia ocorrida em Santa Maria, no início deste ano, poderia ser evitada caso a boate Kiss tivesse a tecnologia de sprinklers.

O workshop foi gravado e em breve será disponibilizado no site do ISB.