Imprensa

Categorias
Notícia

ISB participa e apoia o 1º Congresso de Sprinklers no Brasil (Newsletter nº 4)

O 1º Congresso Brasileiro de Sprinklers (CBSpk 2014), realizado pela Associação Brasileira de Sprinklers (ABSpk), no início de novembro, no Guarujá, contou com o apoio e participação do Instituto Sprinkler Brasil. O diretor geral do ISB, Marcelo Lima, coordenou a discussão do painel que abordou os desdobramentos do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, que deixou 242 pessoas mortas em janeiro de 2013. O debate foi um dos mais aguardados do evento.

O presidente da Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Adherbal Ferreira, foi um dos participantes e apresentou a perspectiva humana do incêndio, destacando informações sobre o trabalho desenvolvido pela associação. Entre as prioridades estabelecidas para o próximo ano, Ferreira lembrou da necessidade de aprovação de leis mais rigorosas para proteção contra incêndio no País. “Não podemos deixar que uma nova tragédia como esta se repita”, frisou.

A similaridade do incêndio ocorrido na boate The Station, em 2003, nos Estados Unidos, serviu como paralelo para a apresentação do painelista Russ Fleming, da National Fire Sprinkler Association. A entidade estudou o caso e promoveu uma série de recomendações que foram incorporadas pela legislação norte-americana. “O Brasil precisa atualizar sua legislação e garantir que ela seja cumprida, exigindo a instalação de sprinklers em casas noturnas novas e antigas com mais 100 ocupantes”, apontou.

Ricardo Shirakawa, coordenador do Comitê Técnico da ABSpk, trouxe para o debate uma análise que mostrou quanto custaria a instalação de sprinklers na boate Kiss. “Seria um projeto simples, de nível básico, espinha de peixe, bem tradicional”, explicou. De acordo com o material, um investimento estimado em R$ 84 mil garantiria a instalação de um sistema com 54 sprinklers na boate, o que teria contribuído com a segurança dos ocupantes do local e teria evitado o alto número de vítimas fatais.

A gerente de projetos de pesquisa da Fire Protection Research Foundation, Amanda Kimball, explicou como se deu o processo de mudanças na segurança e prevenção de incêndio nos Estados Unidos após a tragédia ocorrida na boate The Station. De acordo com a pesquisa realizada pela entidade, 90% das boates adicionaram sprinklers ao sistema de proteção contra fogo. Outro dado importante é que desde 1989, o número de mortes em edifícios com sprinklers nos Estados Unidos caiu 100%.

“Acreditamos que o congresso é uma importante oportunidade de dar mais um passo na concretização do nosso objetivo de difundir a segurança e prevenção contra incêndio no Brasil e estimular o uso da tecnologia do sistema de sprinklers, medida mais eficaz para salvar vidas e evitar os danos causados pelo fogo”, explica o diretor geral do ISB, Marcelo Lima. “Estamos trabalhando para que seja o primeiro de muitos congressos do setor”, completa.

O ISB parabeniza a ABSpk pela realização do 1º Congresso Brasileiro de Sprinklers e reconhece o importante trabalho liderado pelo presidente da entidade, Jonas Roter, que é também conselheiro do Instituto Sprinkler Brasil.