Imprensa

Categorias
Notícia

‘O Congresso nunca fez simulação de incêndio’, reclama senadora do Rio Grande do Sul

Senadores querem mudanças nas leis de prevenção de acidentes em prédios públicos

A senadora Ana Amélia (PP-RS) anunciou, nesta quinta-feira (7), que será criada uma comissão especial no Senado para elaborar, em um prazo de 60 dias, medidas para prevenir incêndios em prédios públicos e divulgar as informações a todos os que frequentam lugares com grande aglomeração de pessoas. 

Segundo a parlamentar, as vítimas do incêndio na boate Kiss de Santa Maria (RS) morreram sem saber como agir em casos de acidentes que exigem uma saída rápida do local. Ana Amélia lamenta que essa seja a realidade da maioria dos brasileiros. 

— O Congresso Nacional nunca fez nenhuma simulação em caso de incêndio. Não há informação. 

As declarações foram dadas minutos antes da celebração ecumênica pelas vítimas da tragédia em Santa Maria, realizada na noite desta quinta-feira, na Catedral Metropolitana de Brasília. 

A cerimônia começou de maneira inusitada. O comentarista da cerimônia, responsável por ler os ritos da celebração, fez questão de informar onde estavam localizadas as saídas de emergência da Catedral, em caso de necessidade de deixar o local de forma rápida.

A senadora lembrou que em outros países, como Japão, as crianças aprendem na escola como agir em caso de terremoto. Ela pondera que não há acidentes naturais dessa magnitude no Brasil, mas acredita que é preciso ensinar a população a se comportar durante incêndios. 

Além de Ana Amélia, o senador Paulo Paim (PT) estava presente na cerimônia, representando a bancada do Rio Grande do Sul no Senado.

A celebração foi uma iniciativa da presidente Dilma Rousseff e reuniu vários ministros de Estado do governo, além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. 

 

Fonte: R7