Imprensa

Categorias
Notícia

Entrega do Prêmio ISB valoriza pesquisa no setor de segurança contra incêndio no Brasil

São Paulo, junho de 2017 – O Instituto Sprinkler Brasil realizou em meados de maio a cerimônia de premiação da quarta edição do “Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos”, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. O projeto foi instituído com o objetivo de fomentar pesquisa e produção acadêmica com ênfase em práticas contra incêndio.

Neste ano, houve a premiação de três novos autores e o lançamento do livro “Inspeção Predial de Sistemas de Chuveiros Automáticos”, de Cássio Roberto Armani, vencedor da terceira edição do concurso, e dos e-books dos outros selecionados em 2016: Bruno Polycarpo Palmerim Dias (2º lugar), autor de “Simulação de incêndios por fluidodinâmica computacional”, e o quarteto de pesquisadoras – Mariele Ribeiro Guimarães, Raquel Aline Andrade Rizzatte, Thaís Cássia de Oliveira Souza e Thaísa Soares Leão (3º lugar) –, com “Instalação e dimensionamento de Sprinklers”. As obras se encontram disponíveis na Biblioteca Virtual do Instituto para download.

“É a realização de um trabalho de três anos e meio. Espero que possa ser útil não apenas como o desfecho de uma etapa acadêmica, relacionada ao meu mestrado, mas que também fique à disposição de profissionais da área de segurança contra incêndio no Brasil. Esse 4º Prêmio demonstra o quanto o ISB fomenta pesquisa e estudo em todo o País”, afirma Armani, que participou de uma sessão de autógrafos de seu lançamento.

Em primeiro lugar do 4º Prêmio ISB figura o Major do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Marcelo Alexandre Cicerelli, cujo trabalho – “Certificação de produtos de segurança contra incêndio” – também será publicado. O ISB premiou com menção honrosa e publicação online os trabalhos do segundo e terceiro colocados, que respectivamente são: Bráulio das Mercês Gonçalves Viana, com a obra “Sprinklers no Brasil: apresentação e análise da nova norma ABNT NBR 16400:2015 – Enfim uma sólida base técnica para a construção de um mercado confiável”; e Larissa Jagnez e Ivan Ricardo Fernandes, com “Estudo sobre a escolha do fator de vazão no dimensionamento do sistema de chuveiros automáticos”.

A obra de Cicerelli destaca que o desenvolvimento da área de segurança contra incêndio no Brasil passa obrigatoriamente pela necessidade de certificação de produtos e equipamentos para garantir a eficácia aos sistemas de proteção. Por ter vencido a quarta edição do concurso, o autor recebe um prêmio em dinheiro no valor de R$ 10.000, uma viagem ao Centro de Pesquisas da FM Global, nos Estados Unidos, além da publicação do trabalho.

“É uma honra e recebo em nome do setor de segurança contra incêndio. O ISB é um grande parceiro. É uma satisfação ver que um trabalho pode colaborar para a melhoria de um setor. Estou ansioso para o lançamento”, afirma Cicerelli.

“O evento está crescendo. Começamos com um desafio e atualmente temos mais inscritos. Com esta edição, pode-se dizer que a cerimônia se encontra no calendário do setor, principalmente pela adesão que tivemos, de diversos setores e estados do País. Um dos diferenciais do Prêmio é o fato de se tratar de uma realização estritamente editorial, ou seja, para participar, há uma avaliação criteriosa”, afirma Marcelo Lima, diretor geral do Instituto Sprinkler Brasil (ISB).

Confira a galeria de fotos: https://goo.gl/VBIkfQ