Imprensa

Categorias
Notícia

Presidente do Crea-MS alerta sobre pontos falhos em estrutura da boate onde ocorreu tragédia

Segundo Jary Castro, proprietários desses locais devem atender normas de segurança

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jary Castro, apontou alguns pontos essenciais para a segurança das pessoas em casas noturnas e ambientes com conglomerado de pessoas. Na madrugada de domingo, 231 jovens morreram em incêndio ocorrido em uma boate, em Santa Maria (RS). Segundo Jary, tragédias como essa podem ser evitadas. “Se houvesse mais rotas de fuga e um preparo melhor dos funcionários do estabelecimento, isso não aconteceria. Sabendo que o teto era inflamável, não se poderia permitir um show pirotécnico no local”, aponta.

O presidente do Crea-MS observou ainda outro detalhe importante. “Como engenheiro, pelas imagens que eu vi, percebi que não tinha sprinkler (dispositivo instalado no teto que libera água em altas temperaturas), item importante para combater incêndio”.

 

Fiscalização
Uma ação conjunta do Corpo de Bombeiros com o Crea-MS irá fiscalizar as 32 casas noturnas cadastradas na prefeitura. Segundo Jary, nove delas estão com pendências junto aos bombeiros. “Foram feitas solicitações a esses locais para se adequarem às normas. Amanhã, será verificado se os proprietários fizeram as mudanças exigidas pelos bombeiros”.

Para obter um alvará, é necessário passar por alguns procedimentos. O proprietário precisa apresentar à fiscalização do Crea alguns projetos como de iluminação, som, de combate à incêndio, acessibilidade, gás tubulado. “Todos esses projetos devem estar assinados por um engenheiro responsável”, alerta Jary.

 

Fonte: Correio do Estado