Imprensa

Categorias
Notícia

Princípio de incêndio esvazia prédio

Por conta de um princípio de incêndio, o Poupatempo de Suzano teve que evacuar o prédio. O incidente ocorreu por volta das 12 horas de ontem. No momento, havia cerca de 150 pessoas no local.

Apesar de não haver fogo, os funcionários e o público presente viram fumaça e sentiram forte cheiro de borracha queimada. O problema foi no reator de uma das luminárias, que foi substituída logo em seguida. O equipamento foi levado para análise e a previsão é que em até dois dias seja emitido laudo. A ocorrência foi atendida pelos brigadistas do órgão e pela brigada de incêndio do Suzano Shopping, local onde a unidade funciona.

A evacuação ocorreu apenas por prevenção, uma vez que não houve incêndio. “Preferimos evitar problemas e tranquilizar as pessoas”, explicou a administradora do Poupatempo, Juliana Alessandra Siqueira Rodrigues Santos. No momento da ocorrência estavam presentes 50 pessoas, que circulavam em busca dos serviços do órgão, e 100 funcionários, já que era hora da troca dos turnos de trabalho.

Segundo ela, o problema foi em uma luminária. “Foi um princípio de incêndio. Na verdade, houve um problema no reator da luminária. As únicas coisas que vimos foi a fumaça e sentimos cheiro de borracha queimada. Apesar disto, preferimos pedir para o público presente se retirar para evitar pânico”, explicou.

Foram chamados 20 brigadistas, que são funcionários com treinamento para este tipo de situação, além de cinco profissionais da brigada do shopping, composta por um bombeiro civil e pessoal da manutenção. “Eles afirmaram que não era preciso evacuar a área, mas é melhor evitar problemas”, reforçou. Após o atendimento, o Poupatempo chamou uma equipe técnica e um engenheiro para avaliar a situação.

“O equipamento foi levado para análise para emissão de laudo técnico e fizeram uma varredura nos demais equipamentos”, esclareceu. Segundo ela, o material será encaminhado ao fabricante, que também deverá emitir um laudo, uma vez que os equipamentos são novos. O órgão foi inaugurado no dia 7 deste mês. “Em seguida à ocorrência, tudo voltou ao normal e voltamos ao atendimento do público”, completou.

 

SEGURANÇA

Segundo ela, como o prédio é novo alguns ajustes vão ocorrendo com o passar do tempo. “Este fato foi algo isolado”, acrescentou. No prédio é possível constatar a presença de vários itens de segurança contra incêndio. O teto é anti-chamas e tem instalado detector de fumaça e sprinkler, equipamento capaz de controlar ou extinguir um incêndio por meio da distribuição de jato de água, além de hidrantes. “No momento em que começou a sair a fumaça, as luzes apagaram e foi acionado os holofotes”, afirmou Juliana, referindo-se à iluminação adicional que faz parte dos itens de segurança.

 

Fonte: Diário de Suzano