Imprensa

Categorias
Notícia

Proteção contra incêndios em indústrias no Brasil ainda precisa de legislação, apontam especialistas

As medidas de proteção contra incêndios em indústrias, principalmente as que armazenam e utilizam líquidos inflamáveis, ainda necessitam de debates e leis que padronizem os procedimentos corretos. Foi o que apontaram especialistas durante mesa-redonda sobre o tema na 3ª Semana Nacional da Engenharia de Segurança Contra Incêndios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC) recentemente.

Para Marcelo Lima, consultor do Instituto Sprinkler Brasil e participante do evento, a legislação paulista contra incêndios é bem elaborada, mas requer exigências no âmbito industrial. “Os incêndios em indústrias acontecem com grande frequência, mas as exigências legais nos decretos sobre incêndio ainda são fracas e precisam ser revistas”, comenta.

Lima destaca ainda que a NBR 17505-4, que trata sobre armazenagem de líquidos inflamáveis e combustíveis em depósitos, está sendo revista. “Houve uma mudança fundamental na nomenclatura de líquido inflamável para líquidos igníferos, seguindo os padrões da NFPA 30”, analisa.

Outra mudança importante foi a adaptação dos temas tratados pela norma de armazenagem geral – NBR 16981. Também foram introduzidos novos critérios para recipientes IBC, que frequentemente são causas de incêndios catastróficos. Além disso, foi incorporado um anexo sobre proteção para depósitos e barris de madeiras que armazenam bebidas alcóolicas e outro voltado para drenagem de líquidos igníferos.

A necessidade da oferta de uma formação mais qualificada aos profissionais que desejam atuar no combate a incêndios no país também foi discutida pelos painelistas. “No Brasil vemos muito cursos sobre teorias e normas, mas precisamos entender o que ocorre na prática. Incêndio não é apenas seguir uma norma. É preciso entender os motivos, sendo fundamental que os cursos levem isso em conta. Essa foi uma das medidas criadas pelo ISB há anos, com o intuito de elaborar livros e textos criados por pessoas que gostam de compreender o princípio das ocorrências para criar uma comunidade pensante sobre incêndios”, afirma o consultor.

Marcelo Lima, consultor do ISB.

O evento contou com profissionais renomados na área de combate a incêndio em diversas palestras. Se você perdeu ou deseja revê-lo, clique aqui e assista o conteúdo na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=OpQRtuvAqjo&t=29s

 

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA

Conteúdo Comunicação

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)

Cel. (11) 98799-5868

Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com)
Cel. (11) 99196-3890