Imprensa

Categorias
Notícia

Rede de proteção contra incêndios na América Latina anuncia novos integrantes

A Rede Latam PCI, iniciativa sem fins lucrativos que une esforços de diferentes organizações envolvidas na segurança contra incêndio na América Latina, anunciou recentemente a adesão de novas associações ao grupo, totalizando 14 países participantes. Passam a integrar a rede a Câmara de Proteção Contra Incêndio – CANPCI, da Bolívia; a Associação Guatemala; a CEPREVEN, da Espanha; e a Associação Uruguaia de Proteção contra Incêndios – AUPCI.  

A rede tem por objetivo promover discussões e publicar materiais, como também incentivar a adoção de produtos e serviços certificados e a formação de profissionais de acordo com as melhores práticas internacionais de combate a incêndios. 

Para Marcelo Lima, consultor do Instituto Sprinkler Brasil, a cooperação entre países é fundamental para ampliar o trabalho de conscientização junto a indústria, governo e sociedade civil sobre a importância da prevenção e combate a incêndios. “O crescimento da rede demonstra que outros países enfrentam desafios similares em relação à proteção contra incêndios, principalmente em termos de legislação e mão de obra qualificada. Acredito que, somando esforços, conseguiremos avançar nos temas concretos, elevando a discussão sobre segurança contra incêndios não só na América Latina, como de forma global”, diz o especialista. 


Confira abaixo os participantes da rede: 

Integrantes País
Cámara Argentina de Protección Contra Incendios – CEMERA Argentina
Cámara de Protección Contra Incendios – CANPCI Bolívia
Instituto Sprinkler Brasil – ISB Brasil
Associação Brasileira de Sprinklers – ABSpk Brasil
Associação Brasileira de Proteção Passiva – ABPP Brasil
Asociación Nacional de Protección Contra Incendios – ANAPCI Chile
Asociación Nacional de Protección contra Incendios – ANRACI Colômbia
Universidad de Costa Rica – UCR Costa Rica
Colegio de Ingenieros Mecánicos de Pichincha – CIMEPI Equador
CEPREVEN Espanha
Asociación Guatemala Guatemala
Asociación Mexicana de Rociadores Automáticos Contra Incendio – CONAPCI México
Consejo Nacional de Protección Contra Incendio – CONAPCI México
Latam PCI México
Cámara Paraguaya de Seguridad Industrial y Afines – CAPASI Paraguai
Sociedad Nacional de Protección Contra Incendios – SNPCI Peru
Asociación Dominicana de Protección contra Incendios – ADEPCI República Dominicana
Asociación Uruguaya de Protección Contra Incendios – AUPCI Uruguai

Como cofundador da iniciativa, o ISB tem contribuído com o planejamento de ações de combate a incêndios na região da América do Sul. Também atua à frente do Comitê de Educação, criado com o objetivo de reunir e disseminar conteúdos informativos sobre segurança contra incêndio.

“Estamos estudando a criação de um prêmio para reconhecer projetos de proteção contra incêndio na América Latina e de um portal de educação para agregar todo o material das associações da rede em um lugar só, apoiando a pesquisa e qualificação dos profissionais da área”, pontua Lima.

Sobre o ISB (Instituto Sprinkler Brasil)  

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers – também conhecidos como chuveiros automáticos – nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País. Fundado em 2011, o ISB defende o uso desta tecnologia como a medida mais eficaz de evitar perdas humanas e materiais.

 

INFORMAÇÕES DE IMPRENSA

Conteúdo Comunicação

Ricardo Morato (ricardo.morato@conteudonet.com)

Cel. (11) 98799-5868

Carol Freitas (carol.freitas@conteudonet.com)

Cel. (11) 99196-3890