Imprensa

Categorias
Notícia

Registros de incêndio aumentam 33% no primeiro semestre

Os registros de incêndio publicados pela imprensa brasileira avançaram 33% no primeiro semestre se comparado às ocorrências divulgadas em igual período do ano passado. Foram 711 casos contra 534 contabilizados de janeiro a junho de 2014. As informações são resultado de levantamento realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil (ISB), que desde 2012 monitora diariamente os reportes de incêndio estrutural que são veiculados pela imprensa como alternativa à falta de publicação dos dados oficiais de incêndio no Brasil.

A pesquisa mostra que o maior número de ocorrências de incêndio neste primeiro semestre aconteceu em edifícios comerciais (31% em lojas, shopping centers e supermercados), seguido por indústrias (18%) e imediatamente pelos sinistros em depósitos (12%). Outro percentual bastante expressivo vem dos chamados locais de reunião de público (igrejas, teatros, aeroportos, clubes, estádios, casa noturnas, escolas de samba, restaurantes e bibliotecas), em que foram registrados 11% do número total de incidentes.

O diretor geral do ISB, Marcelo Lima, explica que a pesquisa considera os incêndios que ocorreram em diversos tipos de construções, como instalações industriais e comerciais, depósitos, bibliotecas, escolas, hospitais e hotéis, excluindo os incidentes em residências.

“O levantamento tem o objetivo de desenvolver uma estatística sobre ocorrências de incidentes causados por fogo no País, excetuando os residenciais e florestais. Os dados representam entre 2% e 3% dos incêndios que ocorrem de fato devido à indisponibilidade de números oficiais divulgados com regularidade por diversos Corpos de Bombeiros e à inexistência de um órgão nacional que compile esses dados”, avalia.

Para efeito de comparação, no mesmo período de 2014, o instituto registrou 534 notícias sobre incidentes do gênero, o que representa uma média mensal de 89 matérias sobre o tema. Em 2015, a média de ocorrências registradas pela imprensa brasileira foi de 118 por mês.

O levantamento aponta ainda que o Estado de São Paulo lidera as ocorrências de incêndio divulgadas pela imprensa, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No entanto, o maior aumento de registros de incêndio ocorreu no Estado do Paraná.

Para cada ocorrência foi contabilizada apenas uma notícia, inclusive nos casos de incêndio de grandes proporções e impactos que tiveram ampla repercussão em vários veículos de comunicação. As informações detalhadas estão disponíveis no site do ISB, que fica no endereço: www.sprinklerbrasil.org.br.