Imprensa

Categorias
Notícia

Seminário em Brasília lembra mil dias da tragédia de Santa Maria

            José Carlos Tomina, conselheiro do ISB

Evento que está sendo realizado nesta quarta-feira, no Congresso Nacional, tem apoio do Instituto Sprinkler Brasil (ISB)

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias abriu as portas da Câmara dos Deputados para que a Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) realize, nesta quarta-feira (4), o seminário que marca os mil dias do incêndio na boate Kiss. O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) é um dos apoiadores do evento e está representado por seu conselheiro, José Carlos Tomina.

De acordo com o diretor jurídico da AVTSM, Paulo Carvalho, o seminário “tem o sentido de divulgar e conscientizar a sociedade sobre a tragédia para que ela não se repita. O esquecimento só pode levar a dor e sofrimento de outras famílias”, alerta.

Tomina, que é coordenador do projeto Brasil Sem Chamas, mostra análises que apontam as causas de tragédias como a da boate Kiss, em Santa Maria, além de apresentar um conjunto de soluções para minimizar os riscos e evitar que esse tipo de ocorrência se repita no País. “As causas são bem conhecidas e nosso diagnóstico aponta diversas falhas nos sistemas de proteção contra incêndio”, argumenta.

Além de discutir temas relacionados à prevenção de incêndio, o seminário aborda questões relacionadas com a saúde dos sobreviventes e a necessidade de responsabilização civil e criminal dos responsáveis pela tragédia de Santa Maria.

Os desdobramentos do incêndio na boate Cromañon, ocorrido em 2004, em Buenos Aires, na Argentina, também é um dos destaques da programação. A presidente da ONG Famílias por La Vida, Nilda Gómez, detalha o trabalho liderado por sua entidade que resultou no fechamento de várias boates irregulares na capital argentina e apresenta estudos sobre o tratamento de doenças dos sobreviventes e dos pais que perderam seus filhos.

Ao final do evento, a AVTSM exibe o trailer do documentário “Janeiro 27”, que aborda as semelhanças entre as tragédias da boate Kiss, da Cromañon e da The Station, nos Estados Unidos.