Imprensa

Categorias
Notícia

Superaquecimento de notebook provocou incêndio no Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú

Computador foi deixado ligado em cima da cama e pegou fogo na noite de domingo

O superaquecimento de um notebook foi a causa do incêndio que atingiu o Hotel Marambaia, na noite de domingo, em Balneário Camboriú. A informação foi repassada pelo perito criminal do Instituto Geral de Perícias (IGP), James Josué Batista. Mais antigo hotel em funcionamento da cidade, o estabelecimento teve um dos apartamentos destruídos pelas chamas. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, cerca de 20 pessoas foram conduzidas ao hospital por ter inalado fumaça tóxica — nenhuma delas em estado grave.

— O notebook estava em cima da cama, não houve refrigeração, o sistema aqueceu e pegou fogo. O quarto foi bastante danificado, além do primeiro andar todo que ficou comprometido pela fumaça e fuligem — explica o perito.

Batista alerta para que as pessoas não deixem os computadores em cima do colchão ou sofá, pois correm o risco de provocar um incêndio devido a facilidade de combustão desses móveis. Segundo testemunhas, o hóspede teria deixado o notebook ligado em cima da cama e foi para o banho. Ao perceber o incêndio, o homem conseguiu sair do quarto a tempo. Outros 11 apartamentos foram arrombados para verificar se havia hóspedes.

O sócio do Marambaia, Osmar Nunes Filho, diz que ainda não contabilizou os prejuízos. De acordo com ele, o hotel possui seguro e, se for o caso, deve indenizar o hóspede que estava no apartamento.

— O sistema contra incêndios do hotel funcionou muito bem e pudemos identificar rápido onde estava o fogo. Os Bombeiros chegaram rápido e logo foram evacuando o prédio. Foi um susto grande — relata.

Este é o segundo incêndio que atinge o hotel, que possui 50 anos e tem a fachada tombada pelo patrimônio histórico de Balneário Camboriú. Filho conta que há cerca de 15 anos um curto-circuito provocou um incêndio no local.

Hóspedes ficaram em pânico

Cleide Fontana Burato, de Treze de Maio (SC), estava hospedada no primeiro andar do hotel, próximo ao apartamento que pegou fogo. Ela relata que por volta das 23h30 começou a ouvir gritos e quando abriu a janela se deparou com muita fumaça. Em pânico, conta que um policial militar chegou até seu quarto depois de alguns minutos e orientou que os hóspedes saíssem pela janela.

— Pulei a janela, passei por cima do telhado e fui até a escada. Fiquei com muito medo que explodisse alguma coisa, ainda mais por não poder ajudar as pessoas que estavam nos andares de cima. Eles gritavam por ajuda na janela, estava em pânico — lembra.

Cerca de 10 pessoas saíram pela janela do primeiro andar, enquanto os hóspedes de outros andares foram retirados com ajuda do Corpo de Bombeiros. Entre as pessoas conduzidas ao hospital por inalar fumaça, estavam hóspedes e policiais militares que atenderam a ocorrência.

O incêndio ficou confinado no apartamento 1006, no primeiro andar do hotel, na Avenida Atlântica. Os Bombeiros chegaram ao local quatro minutos depois de serem acionados. Foram usados 8 mil litros de água para conter as chamas. O Corpo de Bombeiros de Itajaí e de Camboriú, além de uma ambulância do Samu e a Polícia Militar, também prestaram apoio.

Fonte: O Sol Diário