Estatísticas 2022

O monitoramento diário de notícias de ocorrências de incêndios no Brasil também foi realizado em 2022. Estima-se, contudo, que os números apurados representem menos que 3% da quantidade real de ocorrências. Os números reais de ocorrências atendidas pelos Corpos de Bombeiros podem ser coletados por estado individualmente através do site de cada corporação.

Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus entre outros.

Em 2022, foram contabilizadas 2041 ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro, noticiadas pela imprensa. Dentre as diferentes categorias de estruturas, a que registrou o maior número de notícias na imprensa foram os estabelecimentos comerciais (lojas, shopping centers e supermercados), com 379 registros, seguida por locais de reunião de público (333). Depósito aparecem na sequência, com 306 reportes.

O Gráfico abaixo, além de expor os números de notícias sobre incêndios estruturais em estabelecimentos comerciais e depósitos, também disponibiliza os números de notícias sobre incêndios em outras categorias, como indústrias, serviços de hospedagem, serviços de saúde e institucional, entre outros.

Em relação ao ano de 2021, houve um decréscimo de 11% no número de incêndios noticiados pela imprensa. A categoria Educacional e Cultura Física foi a única que teve aumento (36%), enquanto as outras tiveram queda, sendo Serviços de Hospedagem a mais significativa delas, com queda de 36%. Em seguida estão a categoria Outros (-26%) e Serviço de Saúde e Institucional e Serviço Profissional, empatadas com queda de 15%.

Em 2022, assim como no ano anterior, Santa Catarina foi o estado com maior número de ocorrências de incêndios estruturais noticiadas, com 396 ocorrências, seguido por São Paulo (248) e Rio grande do Sul, com 220. Roraima e Amapá foram os estados com o menor número registrado: apenas cinco e seis notícias de incêndios estruturais, respectivamente.

Faça download do infográfico!