Estatísticas 2021

O monitoramento diário de notícias de ocorrências de incêndios no Brasil também foi realizado em 2021.

Os sinistros contabilizados são os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus entre outros.

Em 2021, foram contabilizadas 2301 ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro, noticiadas pela imprensa. Dentre as diferentes categorias de estruturas, a que registrou o maior número de notícias na imprensa foram os estabelecimentos comerciais (lojas, shopping centers e supermercados), com 418 registros, seguida por outros (376). Depósito aparecem na sequência, com 350 reportes.

O Gráfico abaixo, além de expor os números de notícias sobre incêndios estruturais em estabelecimentos comerciais e depósitos, também disponibiliza os números de notícias sobre incêndios em outras categorias, como indústrias, serviços de hospedagem, serviços de saúde e institucional, entre outros.

O aumento de ocorrências noticiadas pela imprensa teve aumento de 85% em relação ao ano de 2020. A categoria Outros foi a que mais teve aumento (198%), seguida pela categoria de ocupações de Serviços de Hospedagem, 175% maior que no ano anterior. O menor aumento registrado foi na Indústria Física (+27%).

Em 2021, Santa Catarina foi o estado com maior número de ocorrências de incêndios estruturais noticiadas, com 455 ocorrências, seguido por São Paulo (340) e Rio grande do Sul, com 257Amapá foi o estado com o menor número registrado: apenas quatro notícias de incêndios estruturais.

Faça download do infográfico!